• Carregando...

Católicos

Nordeste é mais católico, mas tem menos padres a serviço da população

Dados oficiais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, mostram que a região mais católica do Brasil, o Nordeste, com 72,2% da população professando essa religião, é a que menos tem padres em relação ao tamanho da sua população. Os números revelam um Brasil dividido: enquanto no Paraná há um padre responsável por 5,9 mil habitantes, essa média chega a ser mais de duas vezes maior no Maranhão: 13,7 mil pessoas por sacerdote. O estado nordestino, vale lembrar, tem proporção de católicos bem acima da média nacional - 74% ante 64%.

Apesar dessa disparidade, os números mostram que nunca houve tantos padres quanto agora no Brasil. Em 1970, eram 13 mil sacerdotes, número que pulou para 22 mil em 2010. O período de maior crescimento foi justamente de 2000 para cá.

Os arcanjos do papa Fran­cisco, um esquadrão da Guar­da Suíça, vão trabalhar pesado em Aparecida, na próxima quarta-feira. São esperados 200 mil peregrinos, talvez mais do que isso. Jorge Bergoglio vai percorrer quatro vias da cidade em carro aberto e atravessará a multidão. Por sua decisão, o papamóvel vai rodar a, no máximo, 10 km por hora.

A indicação é de que desembarcará para cumprimentar os fiéis diretamente. Um pesadelo para o esquadrão designado pelo Ufficio Centrale di Vigillanzia do Vati­cano para a viagem do pontífice ao Brasil. O tamanho do grupo é uma informação reservada. Não deve envolver menos de quatro agentes, que vão atuar ao lado do time da Polícia Federal.

O Centro de Coordenação de Defesa de Área de São Paulo terá 4.040 militares envolvidos nos procedimentos no cenário de Aparecida.

Durante as aproximadamente oito horas, o período de permanência de Francisco em Aparecida, quatro helicópteros militares do Cavex, o Comando de Aviação do Exército, de Taubaté, permanecerão no ar. Levarão equipes de intervenção rápida antiterrorismo e de resgate. Uma das aeronaves estará equipada com um sistema ótico digital "Olho de Águia".

O time de forças especiais foi empregado em 2007, na garantia do Campo de Marte, na missa celebrada por Bento XVI. Deve ser assim no santuário. Atiradores de precisão, os snipers, tomarão posições de cobertura da imensa praça.

Pedidos singelos

Uma pequena surpresa: as solicitações diretas da assessoria pessoal de Bergoglio têm sido "simples, quase singelas", segundo um policial federal da força-tarefa. "Sempre que possível"– logo, não é uma exigência – que haja móveis claros nas acomodações. Frutas frescas são bem recebidas, e pratos leves, tipo caldo de legumes. A refeição mais forte será churrasco e todos os dias haverá bolos e pão de queijo.

Produção de fábrica de hóstias aumenta em 50%

Produção em escala e em ritmo acelerado. A visita do papa Francisco ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na próxima quarta-feira, aumentou o trabalho de Elaine Ribeiro Queiroz, Regina Luz e da irmã Maria Alice da Silva, as responsáveis pela fabricação das hóstias distribuídas nas missas celebradas na basílica. Desde o início do mês, elas passaram a fabricar 30 mil hóstias por dia – alta de 50%.

A receita é o passo mais fácil da produção. As hóstias levam apenas farinha de trigo e água. Depois de preparada, a massa é assada a 280ºC, armazenada e posteriormente cortada. São três tamanhos oficiais: P, G e GG. As primeiras são comungadas pelos fiéis; as intermediárias, usadas pelos padres na consagração ou oferecidas aos bispos; e as maiores, confeccionadas apenas para eventos especiais, que reúnem multidões e, claro, para a visita de um papa.

Já prontas, as hóstias ainda passam por um processo de seleção. "É uma sensação muito gostosa saber que o papa vai consagrar uma hóstia feita por nós", afirma Regina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]