Uma geladeira quebrada se transformou em uma biblioteca em uma praça no centro de Araraquara, no interior de São Paulo. A chamada "geladeiroteca" ganhou uma customização de um artista plástico local. Dentro do refrigerador há obras diversas, da literatura infantil a livros de administração, economia e política. O modelo é anárquico – os leitores podem pegar os livros, levar para casa, trocar, repor ou não. O projeto é da atriz Fabiana Virgílio.

CARREGANDO :)

Você sabia quê?

Os presos que se dedicarem à leitura de obra literária, clássica, científica ou filosófica poderão ter as penas, em regime fechado ou semiaberto, reduzidas. A cada publicação lida, a pena será diminuída em quatro dias. No total, a redução poderá chegar a 48 dias em um ano com a leitura de até 12 livros. A medida atinge todo o país desde o dia 22 de junho deste ano. O preso terá que elaborar uma resenha que será analisada por uma comissão de especialistas em assistência penitenciária. O participante do projeto contará com oficinas de leitura.

Publicidade

TOP 5

Marcelo Lima, professor universitário e leitor

1) A montanha mágica, Thomas Mann.2) São Bernardo, Graciliano Ramos.3) Ficções, Jorge Luis Borges.4) A sangue frio, Truman Capote.5) A dama do cachorrinho e outros contos, Anton Tchekhov (Editora 34 – tradução de Boris Schnaiderman).

Top 5

Marcelo Almeida, empresário e leitor

Publicidade

1)Amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez2) O mundo de Sofia, Jostein Gaarder3) A insustentável leveza do ser, Milan Kundera4) As travessuras da menina má, Mario Vargas Llosa5) Os meninos da rua Paulo, Ferenc Molnár

Veja também
  • Um leitor aos 40
  • Pesquisa: a leitura e você
  • "Só um terremoto impede a leitura’
  • Almanaque
  • Exercício de solidão
  • Leio porque quero