Versátil
A combinação da banana com a cachaça compõe diversos pratos. O doce é utilizado em pães, doces, sorvetes, iogurtes e até em recheio de bolos.
Não é preciso preocupar-se com o teor alcoólico do prato. Durante o aquecimento da cachaça no fogo, o álcool evapora, deixando no doce apenas o gosto da cachaça envelhecida em barris.
Ingredientes
1 quilo de banana
1 de açúcar
½ litro de cachaça
Modo de fazer
Deixe as bananas picadas de molho na cachaça durante três dias. A dica de Francisca Kaminski é utilizar na receita a cachaça de Morretes e não substituir o produto por uísque ou outras bebidas semelhantes, pois a troca interfere no sabor do doce. Depois da imersão, coe as bananas e as amasse bem com um garfo, inclusive os pedaços de frutas que ficam escurecidos. Em uma panela, prepare uma calda com o açúcar e adicione as bananas amassadas quando a calda caramelada estiver em ponto de fio. Misture em fogo alto por aproximadamente 10 minutos sem parar de mexer. Enquanto isso, o álcool irá evaporar e doce tomará sua consistência final.
Licor
Para aproveitar a cachaça em que a banana ficou de molho, Francisca dá a receita de um licor que tem preparação semelhante ao do doce:
Misture a cachaça com o gosto da fruta a uma calda de açúcar caramelado em ponto de fio. Não leve a cachaça ao fogo. Mexa bem, guarde a mistura em uma garrafa e deixe descansar por 30 dias.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião