Incentivar a criatividade na preparação de novos pratos, usando ingredientes típicos da culinária paranaense. Esse foi o objetivo do Encontro Gastronômico Abrasel do Litoral do Paraná, parte da programação da primeira edição do Festival de Turismo, realizado em Morretes, em agosto passado. O resultado desse saboroso desafio foi uma nova coleção de receitas sofisticadas, apresentadas por chefs de cozinha renomados. Um dos destaques das preparações foi o pinhão.
Veja como preparar o Arancini de Pinhão
Quatro chefs formados pela escola de gastronomia Centro Europeu ensinaram aos participantes do festival as técnicas de preparo de receitas que trazem releituras dos sabores paranaenses. A semente, um dos símbolos do estado, esteve presente em dois pratos: o arancini de pinhão com recheio de charque tropeiro, criado pelo chef Carlos Henrique Mancuzo; e a sobremesa verrine de pinhão com mascarpone e mel, elaborada pela chef Harumi Steffani Iura. Além destes, o público também pôde experimentar o salmão com guaca e chocolate branco, da chef Manu Buffara, e a releitura da vaca atolada elaborada pelo chef Dyogo Prado.
Consumido como alimento quente e indicado para dias mais frios, o pinhão demonstrou versatilidade, equilibrado com ingredientes variados. O verrine gelado pode ser uma opção para o calor do verão no litoral, enquanto o arancine é perfeito para momentos de relaxamento em frente do mar, como aperitivo.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast