Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Economia

Páscoa traz “refresco” para o comércio

Restaurantes lotados: movimento nos quatro dias de feriado foi 40% superior à média do carnaval | Antonio More/Gazeta do Povo
Restaurantes lotados: movimento nos quatro dias de feriado foi 40% superior à média do carnaval (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)
Trapiche de Antonina: cidades atingidas pelas chuvas voltam a atrair turistas |

1 de 1

Trapiche de Antonina: cidades atingidas pelas chuvas voltam a atrair turistas

O movimento no feriadão de Páscoa e de Tiran­dentes, na semana passada, trouxe um novo ânimo ao comércio do litoral paranaense, após as chuvas que castigaram a região. Nos quatro dias de folga, o movimento foi, em média, 40% superior ao registrado no carnaval e motivo de comemoração entre os comerciantes.

Números das organizações de empresários mostram que hotéis e pousadas atingiram a marca de 90% na ocupação. Os estabelecimentos comerciais e restaurantes também ficaram lotados – situação bem diferente da encontrada nos últimos dias. Na Ilha do Mel, o índice de hospedagem chegou a 98% e muitos restaurantes esgotaram seus mantimentos.

"O feriado superou as expectativas, o movimento foi bom em todos os municípios", afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Carlos Cesar de Paula Gnata. Para ele, a visita dos turistas serviu para dar um novo estímulo aos comerciantes da região. "O resultado nos animou. Mostrou que o comerciante está preparado e consegue recuperar o movimento perdido", diz.

No entanto, mesmo comemorados pelo setor empresarial, os bons resultados ainda não foram suficientes para eliminar os prejuízos acumulados desde março deste ano. A queda no movimento após as chuvas chegou a 95% em comparação ao mesmo período do ano passado. "Conseguimos 'tapar parte do buraco'", diz o presidente da unidade no litoral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – seção Paraná (Abrasel-PR), Manuel Alapont.

Fôlego

Para que o litoral siga em recuperação é preciso manter o fôlego dos últimos dias durante todo o ano, inclusive na baixa temporada. Desta forma, o empresariado local aposta em eventos e festas culturais que acontecem nos próximos meses, além de programas de descontos como o Passaporte Litoral (leia mais sobre ele na próxima página) para atrair os turistas.

Empolgado com a campanha de sensibilização dos turistas após as chuvas, o comércio pretende copiar o mesmo modelo de divulgação para o calendário de festas que ganhou âmbito regional. Já estão em andamento ações para as comemorações religiosas, como a de São Pedro, São João e do Divino. Em agosto, o Festival de Turismo do Litoral será o destaque da programação. O evento permitirá a capacitação ao empresário local e também será uma oportunidade de divulgar os destinos do litoral paranaense e seus produtos aos turistas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.