Neste ano, a Festa da Tainha de Paranaguá ? de 25 de junho a 10 de julho ? ganha sua primeira versão nacional. Além dos pescadores do litoral do estado, dezesseis municípios de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram convidados a participar do evento, que reúne quatro festividades: 26.ª Festa da Tainha, 34.ª Festa do Pescador, 3.ª Festa Regional da Tainha e 1.ª Festa Nacional da Tainha. A proposta é que todos ?vendam seu peixe? e movimentem a região na época mais fria do ano, quando a captura da tainha em águas paranaenses é maior.
Antes mesmo de portar o título de evento nacional, a festa parnanguara registrava números grandiosos. No ano passado foram comercializadas 25 toneladas de tainha assada ? prato típico da região ? e 12 toneladas do peixe fresco. A expectativa para este ano é aumentar o volume em até 5 mil quilos. ?Esta é a grande oportunidade de comercialização do peixe por todas as colônias do nosso litoral. Além disso, com a transformação da festa em um evento nacional, tentamos fazer com que o Sul do país também seja lembrado pela produção da tainha?, afirma o presidente da Fundação de Turismo de Paranaguá (Fumtur), Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima.
Paraná
Pelo menos dez colônias de pescadores da Baía de Paranaguá participam do evento. Também estarão na cidade os outros cinco municípios paranaenses produtores de tainha: Guaraqueçaba, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Sem cultura pesqueira, Morretes estará presente com seus produtos de artesanato.