"Ninguém nunca perdeu tanto tempo com uma besteira tão grande", sentencia o jornalista e escritor Dante Mendonça, um dos organizadores da inédita Regata de Pedalinhos do Passeio Público. O evento de caráter lúdico "odeio essa palavra, mas é mesmo como soltar pandorga [pipa] ou jogar bolinha de gude" já está com as inscrições abertas e será realizado em duas etapas, nos dias 27 de abril e 4 de maio, dois sábados.
Toda besteira tem um fundo de importância. A empreitada náutica é mais uma atividade que pretende fazer com que o primeiro parque da cidade volte a ser frequentado e ocupado. E o esquema envolvido é de dar inveja a eventos mais sisudos. Ao ler o regulamento de quatro parágrafos e 15 artigos, sabemos que cada etapa é composta por seis baterias. Alinhados a partir do cais, os cinco pedalinhos vão partir sob um arco improvisado com bexigas. Então, seguirão rumo à ilha da ilusão, farão a "curva do dominó", passarão ao lado do palco flutuante até encontrarem novamente o arco. E, talvez, uma torcida em polvorosa.
"Espero que ninguém concorra com vontade de ganhar. A intenção é perder, inclusive", avisa Dante. Todas as baterias serão narradas por um locutor, especialista no assunto, ao que parece.
Além de poder saborear champanhe, oferecido por um dos apoiadores da aventura, as duplas dos cinco barcos vencedores estarão classificadas para a regata final, no dia 4 de maio.
O campeão dos campeões vai receber o Troféu Vitamina (Henrique Schimidlin) de Pedalinho Schimidlin, "historiador, montanhista e velejador", também foi o criador do boiacross, único esporte radical tipicamente paranaense, praticado com efusividade no Rio Nhundiaquara, no Litoral do estado. "Se der certo e for legal, esperamos que a prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, ou o restaurante do espaço, assuma o evento. Queremos chamar a atenção para o Passeio", diz Dante, agora mais sério.
A corrida faz parte das celebrações em comemoração ao aniversário do parque, dia 2 de maio. Mesmo com 127 anos de história, esta será a primeira regata de pedalinhos no local.