Desde a última quinta-feira, o Passeio Público de Curitiba passa por obras de revitalização na pista de caminhada e na ponte pênsil, que está fechada há anos. As intervenções, no entanto, não têm ligação com o projeto de reforma do local, que já foi concluído pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) mas ainda permanece em segredo. Segundo o órgão, a prefeitura aguarda o aval da Câmara Municipal para promover uma audiência pública em que serão apresentadas as propostas para revitalizar a área.
O Ippuc explica que as obras em andamento, feitas em parceria pelas secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, são emergenciais e têm o objetivo de trazer conforto aos visitantes. Os mais de mil metros da pista de corrida e caminhada vão receber novo revestimento. A ponte pênsil ganhará novos cabos de aço e revisão do piso e engrenagens.
Outro local que passa por melhorias é a Ilha da Ilusão, localizada dentro do Passeio e acessada pela ponte pênsil. A ilha terá obras de paisagismo, limpeza e reposição de pedriscos, além de ter a fonte recuperada.
A previsão é que as intervenções sejam concluídas até o fim do mês. Por outro lado, não há previsão para a reforma mais ampla sair do papel o Ippuc reforça que o projeto já foi apresentado ao prefeito Gustavo Fruet e, após a audiência pública, será efetivamente implantado.
A revitalização do Passeio Público ganhou corpo no início deste ano, por meio da ação de movimentos espontâneos e da sociedade civil organizada. Uma audiência pública chegou a ser feita em fevereiro, na Câmara. A intenção da prefeitura é reconfigurar o espaço para explorar os potenciais de lazer, cultura e gastronomia o projeto deve contemplar, entre outras ações, a implantação de um espaço para apresentações artísticas, reforço na segurança e reconfiguração do restaurante local.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”