Dagmar almoça fora nos dias de semana e compra comida para comer em casa, no fim de semana| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

O hábito de almoçar fora de casa está mais presente nas famílias da Grande Curitiba. Segundo a pesquisa, 37% almoçam fora durante a semana. Porém, almoçar fora não quer dizer, necessariamente, almoçar em restaurantes. Daqueles que comem fora, 36% o fazem durante a semana na casa da família, amigos e mesmo vizinhos, chegando a 71% no sábado e no domingo.

CARREGANDO :)

Moradora do bairro Água Verde, a família da pedagoga Dagmar Pocrifka é um exemplo da adaptação à nova realidade. Almoçar longe de casa durante a semana é a rotina de Dagmar, que se reúne com a mãe e o irmão para o almoço em família apenas nos fins de semana."Trabalho o dia todo e almoço no trabalho mesmo ou em restaurantes a quilo nas proximidades. No sábado e domingo ficamos juntos, em casa, com comida comprada fora", explica Dagmar. Já para a família da fisioterapeuta Vanessa Uemura, moradora do bairro Cabral, o almoço fora nos fins de semana – em restaurantes ou na casa da sogra – serve como um descanso da rotina. Durante toda a semana, a família – Vanessa, o marido e os dois filhos pequenos, têm uma rotina bastante corrida e raramente conseguem fazer as refeições juntos. "Nos fins de semana sempre procuramos comer fora em algum restaurante que tenha espaço para as crianças", conta Vanessa.