A culinária paranaense dá um toque especial aos doces tradicionais. Pinhão, passas, milho, uva, nozes e mel silvestre são alguns dos ingredientes que garantem originalidade e um sabor especial às receitas.
Conheça a seguir oito doces de dar água na boca:
Bolacha de Araruta
A araruta é uma planta que pode ser usada com fins medicinais, mas também muito apreciada na culinária. Sua fécula é utilizada em mingaus, bolos e biscoitos. Na Lapa, a bolacha preparada e vendida na Casa do Biscoito virou atrativo para turistas brasileiros e estrangeiros
Bolinho de Polvilho
Sabe aquela receita simples, fácil de preparar e que cai perfeitamente com o café no final da tarde? Assim é o bolinho de polvilho, iguaria bastante conhecida no litoral paranaense. A mistura leva apenas polvilho, ovos, açúcar e fermento e, levada ao forno, não demora mais que 15 minutos para ficar pronta.
Bolo de Pinhão
Não existe produto mais típico da culinária paranaense que o pinhão. Além de degustado cozido e assado, o fruto dos pinheirais também é o ingrediente principal de muitas receitas, como a do Bolo de Pinhão, preparada no sul do estado. A receita tradicional de bolo ganha um toque especial com o pinhão cozido e moído.
Cuca Alemã
Trazida pelos pioneiros, a Cuca Alemã é consumida ainda hoje em muitos lares de Marechal Cândido Rondon. Transmitidas de mãe para filha, as receitas têm os mais diversos recheios: ricota, uva, groselha, amendoim, chocolate, ou apenas a farofa como cobertura. Está sempre presente em festas com churrasco.
Kutchiá
Em Prudentópolis, assim como em toda a comunidade ucraniana, no Natal existe o costume de preparar 12 pratos para o jantar. Os pratos doces são poucos e um deles é o Kutchiá, uma mistura de trigo em grãos com mel, que também leva amendoins ou nozes picadas. Tradicionalmente é servido como entrada, não como sobremesa.
Mbojape
O nome vem da língua guarani e significa bolo de milho. Não o bolo que estamos acostumados a comer, assado no forno, mas uma massa feita com o milho verde socado no pilão e aquecido nas brasas de uma fogueira. Os guaranis costumam prepará-lo no batismo das crianças, servindo-o com mel silvestre.
Pudim de Pinhão
Mais uma sobremesa à base de pinhão. Além do fruto moído no liquidificador, a receita leva também passas deixadas de molho no rum. A combinação dá ao pudim um sabor diferenciado, legitimamente paranaense.
Streichkäsestrudel
O nome complicado para aqueles que não estão familiarizados com a língua alemã quer dizer strudel de requeijão. O strudel é uma massa folhada típica da culinária germânica, que pode levar diferentes tipos de recheio. Na região do município de Rio Negro, o de requeijão é o que faz mais sucesso.
Fonte: "Pratos Típicos Paranaenses" Cadernos Paraná da Gente nº 1, editado pelo governo do Paraná
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad