Opções que aliam diversão e resgate cultural não faltam no Paraná. Várias são as festas típicas que acontecem no estado em diferentes épocas do ano. Abrangem ainda os mais diversos temas e etnias.
Veja a seguir cinco festas tradicionais do estado, retiradas do livro "Festas Populares do Paraná", e se programe desde já para participar desta animação.
Carnaval
Apesar de não ter tradição no carnaval como em outros lugares do Brasil, o Paraná tem algumas cidades que se destacam na folia. Um dos mais animados e tradicionais é o carnaval de Antonina, com a participação de vários blocos. No interior, um dos carnavais de rua mais famosos é o de Tibagi, que a cada ano recebe um volume maior de turistas. Nos desfiles de escolas de samba, destaque para Paranaguá e Curitiba.
Fandango
O fandango do litoral do Paraná é considerado um dos mais vigorosos, carregados de beleza e pureza raras. A música tradicionalista acompanhada da dança é executada em festas de padroeiros, carnaval e mutirões de trabalho. Em setembro acontece na Ilha de Valadares, em Paranaguá, a Festa do Fandango.
Haru Matsuri/Tanabata Matsuri
Duas grandes festas mobilizam a comunidade japonesa no Paraná, o Festival da Primavera (Haru Matsuri) e o Festival Tanabata. O Haru Matsuri acontece no mês de setembro em Curitiba e Paranavaí, com culinária japonesa e apresentações artístico-culturais. Já o Tanabata é realizado em Assaí, uma das maiores colônias orientais do estado.
Cavalhadas
No Brasil, as Cavalhadas surgiram no século 17. Herança das cruzadas medievais, é uma encenação festiva baseada nas lutas entre mouros e cristãos, com cavaleiros em roupas coloridas simulando combates coreografados. No Paraná, elas acontecem em Guarapuava, onde reúnem um grande público.
Festa do Divino
A Festa do Divino é uma representação popular de um cortejo monárquico que inclui representantes do povo, em que o Espírito Santo é louvado. Procissões, missas e festejos fazem parte da programação em diversos municípios, como Campina do Simão, Campo do Tenente, Goioxim, Jataizinho, Maringá, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa e Tibagi.
Fonte: "Festas Populares do Paraná", Cadernos Paraná da Gente nº 2, editado pelo governo do Paraná
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Vácuo de poder deixa Síria entre risco de Estado terrorista e remota expectativa de democracia