Investigação
Polícia Federal prende 4 suspeitos de fraudar o Enem e vestibulares
A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar o Enem, além de diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão no Ceará, na Paraíba e no Piauí. A investigação começou há 13 meses e, além das prisões de ontem, foram presos dois candidatos do Enem 2014, no dia 8, em Juazeiro do Norte (CE). "As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014", disse a PF. As fraudes eram para ingressar no curso de Medicina de universidades públicas.
Uma reformulação do ensino médio exigirá também mudanças nas avaliações sobre essa etapa escolar, disse ontem a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, ela defendeu a criação de provas diferentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a serem aplicadas de acordo com o interesse e a formação dos estudantes.
"Infelizmente, o ensino reage a como são feitas as avaliações. Muito mais no Brasil, em que o Enem é vinculado a outros programas e acaba pautando muito o que é oferecido em sala de aula", disse Alejandra em audiência da comissão especial que discute a jornada integral no ensino médio, prevista no Projeto de Lei 6.840/13.
Para ela, o ensino médio deve oferecer uma formação mais voltada às áreas de interesse dos estudantes. Dessa forma, diferentes provas do Enem poderiam ser aplicadas a candidatos que quisessem seguir formações das áreas de humanas ou exatas ou ainda que quisessem ingressar no ensino superior ou no ensino técnico.
Segundo Alejandra, a crise nessa etapa de ensino pode ser verificada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No índice de 2013, divulgado este ano, no ensino médio, a meta estabelecida era 3,9 e o Ideb atingido foi 3,7.
O projeto de lei discutido na audiência institui a jornada em tempo integral no ensino médio. A proposta tramita em regime de urgência e está sujeita à apreciação do plenário da Casa.
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