Uma espécie exótica de javali está chamando a atenção de duas pesquisadoras no Parque Nacional de Vila Velha, em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. Segundo reportagem do Bom Dia Paraná, o "javaporco", como é chamado o animal, apareceu no parque na década de 60 se reproduziu e se espalhou pelo parque.
O grupo exótico agora ameaça os animais nativos da região, como o cateto, um porco-do-mato, que agora sofre com a disputa por espaço e comida provocada pelos "invasores". O javaporco é difícil de ser encontrado na mata, as pesquisadoras montaram uma armadilha fotográfica para tentar localizar o grupo e traçar estratégias para a retirada dos animais do parque.
Há nove meses as pesquisadoras estudam o javaporco em Vila Velha. "Com esse estudo nós estamos querendo propor medidas de controle e manejo dessa espécie exótica", afirmou a bióloga Simone Umbria. A outra pesquisadora explica os riscos de deixar a espécie no parque.
"Ela (espécie) está alterando..., competindo por alimento, até mesmo por espaço, numa região única aqui no Paraná. Por isso é tão importante manter o parque, para que as próximas gerações possam conhecer também esse local e os animais que aqui convivem", definiu a bióloga Simone Dalarosa.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora