O corpo de Laura Joice Antunes de Paula, de 23 anos, desaparecida desde segunda-feira, foi encontrado por volta das 16h30 de ontem no Balneário Atami Sul, em Pontal do Paraná, Litoral do estado. O corpo da jovem estava de bruços com várias marcas de perfurações na região dos braços, pescoço e na cabeça.
De acordo com o perito do Instituto de Criminalística de Paranaguá, Hamilton da Silva Mendes Filho, a vítima tinha sinais que levam a crer em morte por estrangulamento. Ainda de acordo com o perito, mesmo com o corpo bastante machucado, o que evidencia tentativa de abuso, não há sinais de que tivesse havido estupro. "Detectamos que a morte ocorreu a pelo menos 48 horas e aparentemente não há lesões sexuais", afirma Mendes Filho.
Segundo o delegado da Polícia Civil de Ipanema, Arthur Luiz Zanon, a vítima tinha várias marcas no corpo, o que evidencia que tenha lutado com o agressor. "Observamos várias marcas nos braços e nas pernas e encontramos sangue nas unhas", disse o delegado.
O corpo foi encontrado pelo 3.º Sargento Osmail, da Rotam do 9.º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Paranaguá em uma vegetação de restinga. De acordo com o sargento, o cadáver estava a cerca de 600 metros do balneário de Barrancos, local onde foi encontrada a bicicleta da jovem pelo seu pai na madrugada de terça-feira.
Marido
A operação policial chamou a atenção de muitos curiosos. Cerca de 60 pessoas que moram na região observavam o trabalho das equipes dos bombeiros e policiais militares da Rotam, do Choque e do Canil que faziam as buscas. Eles tiveram apoio de um helicóptero. A área onde estava o corpo ficou isolada pela polícia para não atrapalhar o trabalho de perícia.
O marido da vítima, o sargento da PM Valtencir Antunes, participava das buscas e foi chamado para fazer o reconhecimento. Após ver o corpo da esposa, o policial ficou muito chocado e precisou ser amparado por dois colegas policiais. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Paranaguá para necropsia. O resultado deve sair em 20 dias.
Desaparecimento
Laura foi vista pela última vez com um macacão de praia florido entre os balneários de Barrancos e Atami. Ela saiu para dar uma volta de bicicleta e não foi mais vista. Às 23 horas de segunda-feira, pescadores e familiares encontraram a bicicleta dela na beira da praia.
O caso estava sendo investigado pela Polícia Civil desde terça-feira e de acordo com informações da Delegacia de Pontal do Paraná, a equipe do delegado Zanon saiu em diligência naquela noite para buscar mais informações.
De acordo com João César de Paula, pai de Laura, a filha disse que sairia para dar uma volta rápida e voltaria para assistir à novela que começaria às 14 horas. Familiares e vizinhos começaram as buscas pela jovem no fim da tarde da última segunda-feira, mas sem sucesso.
"Procuramos por toda a praia, fomos para outros balneários, entramos no mangue e não encontramos a minha filha", lamentou o pai. Laura morava com os pais e com a filha, que completa três anos, em Pontal do Paraná. O marido passava somente os fins de semana com a família.