O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, solicitou ontem que a empresa de bebidas Viti Vinícola Cereser Ltda, de Jundiaí (SP), suspenda imediatamente a distribuição do espumante para crianças Spunch em todo o Estado. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, do governo do Paraná, o Procon estadual, junto com o MP, também multou a empresa em R$ 1,1 milhão.
De acordo com a promotoria, apesar de a bebida ser um suco de frutas sem teor alcoólico, as garrafas usam temas infantis e são semelhantes às dos espumantes com álcool, inclusive com a rolha de metal. O ato, segundo o MP, fere o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a publicidade enganosa ou abusiva, que possa "induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança".
O MP afirmou que já abriu inquérito para investigar o caso e que o fornecedor do espumante para crianças tem dez dias para se manifestar.
Além disso, foi solicitado à Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) que entre em contato com os associados para retirar o referido produto das prateleiras em até 24 horas. Em dezembro do ano passado, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) também solicitou a retirada da bebida Spunch dos mercados paulistas por justificativas semelhantes à do MP-PR.
A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Viti Vinícola Cereser Ltda ontem à tarde e foi informada de que a assessoria aguardava informações da empresa para se manifestar. Até o fechamento da edição, a reportagem não havia obtido retorno da empresa.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora