***ATENÇÃO: esta matéria foi publicada em fevereiro de 2012 e, devido a procura em buscadores e redes sociais, retornou às mais lidas do site em janeiro de 2016. Para informações atualizadas sobre o caso Carli Filho, recomendamos que os leitores acessem a página do jornal sobre o assunto ***
Um esquema para assassinar Christiane Yared, mãe de Gilmar Rafael Souza Yared - morto em um acidente de trânsito em 2009, causado pelo ex-deputado Luiz Fernando Carli Filho - foi denunciado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR). Carlos Murilo de Almeida também morreu no acidente de trânsito.
A assessoria de imprensa do MP confirmou na manhã desta sexta-feira (24) o recebimento da denúncia e informou que o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investiga o caso.
De acordo com o advogado da família Yared, Elias Mattar Assad, uma pessoa ligou para o celular dele, em 15 de fevereiro, afirmando que um homem teria sido contratado para matar Christiane e um promotor público. A pessoa disse que precisava alertar Christiane sobre o caso e o advogado combinou que ela retornaria no dia seguinte.
Em 16 de fevereiro, Christiane ouviu do denunciante que o pistoleiro receberia R$ 250 mil para cometer os dois assassinatos e o motorista do veículo outros R$ 50 mil, de acordo com a Assad. A ligação foi gravada e o áudio foi entregue ao Ministério Público.
A família Yared foi orientada a não comentar o caso, porém, Gilmar Yared - marido de Christiane - denunciou o fato por meio de seu perfil no Facebook na quinta-feira (23). “O mais grave foi que o pistoleiro já estava com uma foto da Christiane. Resolvi denunciar o caso antes que algo acontecesse com ela”, afirmou Gilmar Yared.
Christiane está internada em um hospital de Curitiba desde quinta-feira porque tem tido fortes crises renais.
Assad e Yared disseram que apenas Christiane ouviu a denúncia e que ainda não poderiam falar sobre quem seria o mandante dos crimes. Por questão de segurança, o nome do suposto assassino também não foi revelado. Yared afirmou que se tratava de um ex-presidiário de Guarapuava, acusado de matar cinco pessoas.
Mensagem no Facebook
A denúncia feita por Gilmar Yared no Facebook foi compartilhada por várias pessoas na rede social.
Alguns trechos da mensagem atribuída a Yared afirmavam que: “Há um pouco mais de uma semana, fomos chamados para ouvir por telefone um alerta de que uma pessoa teria sido contratada para eliminar a Christiane e um promotor por 300.000,00, sendo que 250.000,00 para o suposto assassino e 50.000,00 para o motorista. Este provável elemento já estaria com a foto da Chris. Gravamos a conversa e por questão de segurança nos pediram que os seus nomes não fossem revelados. Estivemos no Ministério Público com a gravação e nos pediram que não falássemos nada sobre esse assunto. Fiquei em silêncio até hoje sobre a ameaça e nesta quinta percebi que não devemos nos calar, esperar o pior acontecer para depois indignados chorar. Que Deus nos proteja e nos guarde de todo mal. Amém”.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora