• Carregando...

O rompimento da parede de uma estação de tratamento de esgoto no centro de Niterói, no Rio de Janeiro, no início da tarde de ontem, deixou oito pessoas feridas, danificou ao menos dez carros e espalhou um rastro de sujeira, detritos e mau cheiro por ruas próximas.

A força da correnteza de dejetos derrubou pedestres no chão, que acabaram sofrendo escoriações e outros pequenos ferimentos. Os feridos – todos sem gravidade – foram levados para o Hospital Azevedo Lima em ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Lojas próximas à estação Toque-Toque, no bairro de Ponta D’Areia, e carros que estavam estacionados também foram atingidos pela onda que se formou com o rompimento repentino da estação. Ao todo, foram despejados nas ruas 6 milhões de litros de esgoto, que ainda estava em fase de tratamento. No Mercado São Pedro, tradicional entreposto de pescados no bairro Ponta d’Areia, comerciantes e moradores contabilizaram os prejuízos. Ainda segundo os bombeiros, o rompimento derrubou um dos muros da estação e três quarteirões foram interditados.

A forte correnteza invadiu imóveis. Automóveis boiaram e foram danificados. Conforme os militares, o nível da água ficou pouco acima dos joelhos. Dona de um restaurante, Selma de Oliveira, de 56 anos, afirmou que perdeu tudo no estabelecimento, inaugurado há menos de 10 dias. "Pessoas que estavam almoçando tiveram os pertences levados pela enxurrada. Mesas e cadeiras foram parar a cem metros daqui. Muita gente acabou bebendo água de esgoto", disse. Entre os feridos, estava a neta de Selma, de 2 anos, levada ao hospital e depois liberada. A dona do restaurante disse que registrará um boletim de ocorrência na Polícia Militar e cobrou agilidade na reparação dos danos.

Segundo a concessionária responsável pela estação, Águas de Niterói, o rompimento de uma parede, de um dos tanques de tratamento, provocou o vazamento. A empresa informou que não sabe as causas do incidente e que abrirá uma investigação.

O problema ocorreu numa estação que havia sido ampliada para dar conta do crescimento da demanda da cidade. A parte da estação que não foi afetada continua a operar e o tratamento de esgoto em Niterói não foi interrompido.

A empresa afirmou ainda que a limpeza das ruas do bairro Ponta D’Areia começou logo após o incidente e que o trabalho iria continuar por toda a madrugada de hoje. A concessionária também informou que todas as pessoas que tiveram prejuízos serão ressarcidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]