A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) conclui neste mês de setembro as obras de desinfecção e aterramento da lagoa da antiga estação de tratamento de esgoto Tabuleiro, no município de Matinhos, litoral do estado. A estação foi desativada em novembro do ano passado e agora, com a limpeza do espaço, será entregue à prefeitura da cidade, que pretende construir um espaço ecológico no local, atendendo a reivindicação dos moradores. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), um anteprojeto para a implantação de um parque já foi elaborado.
Com a desativação da estação Tabuleiro, o esgoto de 2.819 ligações que corresponde a cerca de 6,5 mil pessoas , passou a ser tratado na estação de tratamento de esgoto Solimar, que tem vazão para tratar mais de 750 metros cúbicos de esgoto por hora. "Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da região e do prefeito", explicou o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, à AEN.
Os investimentos na ampliação do sistema de esgoto de Matinhos, concluídos este ano, foram de R$ 28,9 milhões. Para a temporada de 2008/2009, os moradores e veranistas poderão executar a ligação interna dos imóveis à rede coletora da Sanepar.
Se Ligue na Rede
Na próxima temporada, a Sanepar vai continuar promovendo campanhas para orientar os donos de imóveis do litoral sobre a importância do tratamento adequado do esgoto doméstico. É o programa Se Ligue na Rede, através do qual a empresa orienta e fiscaliza os moradores e proprietários de imóveis para que liguem corretamente o esgoto de suas casas à rede coletora da Sanepar.
A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, disse que nos últimos anos a Sanepar não mediu esforços para contribuir para a despoluição da água do mar. O programa é feito em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Força Verde, Secretaria Estadual de Saúde e Poder Judiciário.