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Veja que os estacionamentos são responsáveis pelos carros que abrigam

Apesar de colocar avisos na entrada dizendo que não se responsabilizam por eventuais furtos de objetos deixados no interior do veículo, os estacionamentos são responsáveis pelos carros que abriga. A responsabilidade das empresas que administram estacionamentos vale tanto para os pagos quanto para os que são oferecidos de graça, como nos supermercados.

Várias empresas que exploram os estacionamentos informam nos bilhetes que o cliente recebe quando entra que tem apenas responsabilidade parcial sobre o veículo enquanto ele está estacionado. Um, por exemplo, diz que não se responsabiliza por objetos que fiquem dentro do carro, pelo rádio e até por pequenas avarias. Segundo os órgãos de defesa do consumidor, os avisos não têm valor.

"Essas mensagens só existem porque encontram repercussão no consumidor. Ainda que na entrada você veja comumente que eles não se responsabilizam. Aquilo é para ser ignorado porque, pela lei, é responsabilidade deles, sim", ensina Marcos Diegues, do Instituto de Defesa do Consumidor de São Paulo.

Só que não é tão fácil fazer valer o direito. O empresário Sérgio Monteiro teve o carro arrombado em um estacionamento de um shopping. Levaram a parte da frente do rádio novinho. Só depois de muita insistência, depois de até duvidarem da palavra dele, acabou conseguindo o rádio de volta e o conserto da porta, em uma negociação direta.

"Começaram a falar que eu tinha que provar que eu tinha trazido a frente do rádio", relata o empresário. "Hoje, se você não dominar os seus direitos, você acaba se dando mal".

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