A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou neste sábado, 26, o surto de gripe A no município de Pedra Branca, onde foram confirmados 11 casos de gripe H1N1. Todos os pacientes são alunos do Colégio Agrícola da cidade.
Segundo a secretaria, o órgão foi informado do surto na última quarta-feira, 23, e no mesmo dia enviou à cidade um grupo de profissionais para fazer a investigação dos 91 casos notificados. A suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido através de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.
Os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca, que orientam os profissionais de saúde e a população para que fiquem alerta para os sintomas da gripe H1N1, como febre, tosse, coriza, dispnéia.
Este ano, 17 mil moradores de Pedra Branca foram vacinados contra gripe de um total de 43 mil habitantes. Cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano foram vacinadas contra a doença, e 95% dos idosos, segundo a secretaria.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora