Santo Antônio da Platina O governo do Paraná deve anunciar nos próximos dias que vai assumir o gerenciamento do Hospital Comunitário de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro que passará a ter status de unidade regional. O contrato será estabelecido através de cessão por comodato por um período mínimo de 10 anos.
Inaugurado há três anos, o Hospital Comunitário tem 83 leitos oito deles na ala cirúrgica, 24 em obstetrícia, 17 em clínica médica, 9 em clínica geral e 25 em pediatria. Porém, mesmo dotado de considerável infra-estrutura e sendo o único centro da região capaz de atender casos de maior complexidade, até hoje o hospital não abriu as portas.
A primeira tentativa de colocá-lo em funcionamento, por meio da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) do município e da Organização Mundial da Família (OMF), esbarrou na falta de recursos e credenciamento das instituições. Em seguida, foi definido que o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Norte Pioneiro (Cisnorpi) administraria o hospital. Mas o prefeito José Ritti Filho resolveu assumir a unidade, com projeto para mais 40 apartamentos para internamento, o que também não se concretizou.