Quanto mais em forma uma pessoa estiver durante a meia-idade, menor é o risco de que sofra um acidente vascular cerebral (AVC) após os 65 anos, afirma um estudo da Associação Americana do Coração.
O estudo foi realizado com 19.815 pessoas brancas de entre 45 e 50 anos, das quais 79% eram homens. Os participantes foram submetidos a diferentes exames para medir suas capacidades cardiorrespiratórias.
Em função dos resultados, eles foram divididos em três grupos, de acordo com seu estado físico (ruim, médio e bom). As pessoas que tinham as melhores capacidades respiratórias tiveram uma redução de 37% no risco de sofrer um AVC depois dos 65 anos, em comparação com o grupo com o estado físico ruim.
Essa relação entre o estado físico e o risco de AVC após os 65 anos continuou existindo mesmo quando os pesquisadores consideraram outros fatores de risco, como hipertensão, diabetes e fibrilação auricular.
“Os resultados deste estudo comprovam o papel único e específico do exercício físico na prevenção de um AVC”, afirmou Jarett Berry, professor-adjunto de medicina interna no Centro Médico da Universidade de Texas e principal autor do estudo.
Os acidentes vasculares cerebrais são a quinta maior causa de morte nos Estados Unidos e uma das maiores causas de incapacidades graves.
A Associação Americana do Coração recomenda 150 minutos de atividades físicas em ritmo moderado ou 75 minutos em ritmo intenso por semana.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora