A Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal que explora a mina de urânio de Caetité, a 757 quilômetros de Salvador, na Bahia, foi autuada na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no valor de R$ 1 milhão. De acordo com o Ibama, a multa foi aplicada pelo descumprimento de condicionante da Licença Ambiental, que determina o imediato informe ao órgão de qualquer acidente ocorrido no empreendimento.
No dia 28 de outubro, houve vazamento de solvente orgânico com urânio, segundo o Ibama. O instituto também notificou a empresa a apresentar relatório detalhado sobre o acidente, ocorrido na Unidade de Concentração de Urânio. Este relatório, de acordo com a equipe técnica, deve conter a análise de todos os efeitos decorrentes, das medidas de controle e o monitoramento do ocorrido.
A vistoria na área em que ocorreu o acidente foi efetuada na quarta-feira, quando os técnicos do Ibama, acompanhados pelo responsável pela Unidade de Concentração de Urânio, percorreram alguns pontos dentro do empreendimento onde foram detectados os vazamentos.
De acordo com o relatório técnico, a equipe constatou o vazamento do solvente orgânico contendo urânio, que transbordou dos tanques de processamento para a caixa de brita. Por causa da forte chuva, esse material transbordou ainda para o sistema de drenagem das águas pluviais, atingindo a canaleta de drenagem, que direciona a água para a Barragem do Córrego do Engenho.
Como resultado, constatou-se a contaminação de 16 metros cúbicos de material (terra e brita), retirado da caixa de brita, e 33 metros cúbicos de solo contaminado da canaleta de drenagem. Esse material, de acordo com informações da empresa, foi retirado do local e colocado em área de segurança.
"Os 16 metros cúbicos de material contaminado foram enviados para a pilha de lixiviação (operação de separar de certas substâncias, por meio de lavagem, os sais nelas contidos) e os 33 metros cúbicos de solo contaminado foram enviados para o depósito de ésteres", diz o documento.