Uma nova cápsula do tempo será instalada na estátua de Tiradentes, que será recolocada em seu lugar na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, neste domingo (20) - um dia antes do feriado que homenageia o líder da Inconfidência Mineira. A cápsula moderna vai eternizar informações sobre a cidade de Curitiba em 2014. A prefeitura, que teve a ideia, não revelou o conteúdo do documento.
Quando a estátua foi retirada para restauro, em julho do ano passado, revelou a existência de duas garrafas com manuscritos dentro que gerou uma espécie de "caça ao tesouro" para encontrar as relíquias.
A primeira garrafa encontrada, mais "recente" (de 1932), ficava na base da estátua. Ela continha apenas uma mensagem que indicava a existência de uma segunda cápsula do tempo, essa sim com artefatos do passado: uma ata, moedas de níquel e cobre e a primeira página do Jornal do Dia, de 21 de abril de 1927.
A cápsula mais antiga está até hoje em outro ponto da praça Tiradentes, no lugar original onde a estátua havia sido colocada ainda em 1927. Ela não foi retirada para não danificar os materiais.
Restauro
A estátua de Tiradentes, de mais de dois metros de altura, é de autoria do artista paranaense João Turin (1878-1949). Ela foi restaurada pelo Atelier João Turin com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A obra foi confeccionada em Paris em 1922 e oferecida de presente à colônia italiana de Curitiba em 1927, pelo cinquentenário da imigração italiana no estado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião