• Carregando...
Estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba, quando foi retirada para restauro, revelando uma cápsula do tempo | Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba, quando foi retirada para restauro, revelando uma cápsula do tempo| Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Garrafa com manuscritos apontava a existência de outra cápsula do tempo na Praça Tiradentes

Uma nova cápsula do tempo será instalada na estátua de Tiradentes, que será recolocada em seu lugar na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, neste domingo (20) - um dia antes do feriado que homenageia o líder da Inconfidência Mineira. A cápsula moderna vai eternizar informações sobre a cidade de Curitiba em 2014. A prefeitura, que teve a ideia, não revelou o conteúdo do documento.

Quando a estátua foi retirada para restauro, em julho do ano passado, revelou a existência de duas garrafas com manuscritos dentro – que gerou uma espécie de "caça ao tesouro" para encontrar as relíquias.

A primeira garrafa encontrada, mais "recente" (de 1932), ficava na base da estátua. Ela continha apenas uma mensagem que indicava a existência de uma segunda cápsula do tempo, essa sim com artefatos do passado: uma ata, moedas de níquel e cobre e a primeira página do Jornal do Dia, de 21 de abril de 1927.

A cápsula mais antiga está até hoje em outro ponto da praça Tiradentes, no lugar original onde a estátua havia sido colocada ainda em 1927. Ela não foi retirada para não danificar os materiais.

Restauro

A estátua de Tiradentes, de mais de dois metros de altura, é de autoria do artista paranaense João Turin (1878-1949). Ela foi restaurada pelo Atelier João Turin com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A obra foi confeccionada em Paris em 1922 e oferecida de presente à colônia italiana de Curitiba em 1927, pelo cinquentenário da imigração italiana no estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]