Após quatro dias de interdição por causa de uma queda de barreira, a Estrada da Ribeira (BR-476) ainda está com o tráfego parcialmente bloqueado na altura do km 21, em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). No começo da manhã, a equipe do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atende a região informou que a estrada já estava liberada, mas, por volta 10 horas, a assessoria de comunicação do órgão disse que o trecho ainda está em meia pista.
A informação, segundo a PRF, é da prefeitura de Adrianópolis. A administração do município disse que os trabalhos de remoção da rocha continuam nesta quinta-feira (15). Nesta quarta foram feitas perfurações nas pedra e inserida nela uma massa expansiva, que leva oito horas para fazer efeito e ajudar na remoção da pedra da pista.
A retirada de um caminhão que tombou nas proximidades também na BR-476, exige ainda bloqueio temporário do quilômetro 7. A interdição começou por volta das 9h30, e não há uma previsão de quanto tempo deve durar o trabalho.
O acidente ocorreu no km 7 por volta das 7h30 desta quarta. Até as 13h30 do mesmo dia, a pista ficou totalmente bloqueada. Depois disso, foi aberta uma passagem pelo acostamento para veículos pequenos. Na sequência, a carga foi retirada e uma faixa, liberada.
A carga do caminhão era de pó de xisto, utilizado no processo de fabricação de cimento. Não houve feridos.
A rocha que deslizou no último domingo (11) cobriu totalmente a rodovia BR-476, que faz ligação entre Adrianópolis e Curitiba. De acordo com o Dnit, cerca de dois mil metros cúbicos de terra e rocha bloquearam o trecho da estrada. Parte do material foi detonado na tarde desta quarta.
Logo após o início dos trabalhos de retirada, ainda no domingo, veículos conseguiam passar pelo local, mas com dificuldade. Até terça-feira, 30% do material já havia sido retirado da pista com o apoio da prefeitura de Adrianópolis.