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BR-116: considerado o melhor do Paraná, trecho Curitiba-São Paulo é o 21º no ranking nacional | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
BR-116: considerado o melhor do Paraná, trecho Curitiba-São Paulo é o 21º no ranking nacional| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Pedagiadas vão melhor

A Pesquisa Rodoviária 2009 da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que os 10 melhores trechos do país estão sob a administração das concessionárias de rodovias, enquanto que os 10 piores são gerenciados pelo poder público. O diretor da Associa­­ção Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) no Paraná, João Chiminazzo Neto, acredita que o sistema de concessão está se tornando "imprescindível". "As demandas dos governos têm se ampliado para saúde e educação e, portanto, o setor de transportes fica para segundo plano. Por isso tem se investido cada vez mais na iniciativa privada", considera.

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Produzir fica mais caro

Segundo o diretor-executivo da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli, 62% da produção paranaense é transportada pelas rodovias. "Houve uma melhora entre a última pesquisa e essa atual, mas é uma melhora irrelevante dentro da realidade que nós temos", afirma. Para Malucelli, o reflexo imediato das más condições das rodovias é a perda de competitividade e o encarecimento dos produtos. "O sistema de transporte rodoviário já tem uma carga tributária muito grande. Mas essa pesquisa demonstra que o governo está muito pouco interessado em investir nessa área", considera.

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  • Veja que no Paraná houve melhora nas estradas desde 2007

Ponta Grossa - A Pesquisa Rodoviária 2009, divulgada ontem pela Confe­deração Nacional do Transporte (CNT), mostrou o que muitos motoristas já desconfiavam: 69% das rodovias brasileiras estão em mau estado. No Paraná, as estradas em condições péssimas, ruins ou regulares chegam a 50,8%. A última pesquisa foi feita em 2007. De lá para cá, houve uma discreta melhora. Enquanto no Brasil 73,9% das rodovias estavam em más condições, no Paraná 52% eram insatisfatórias. O levantamento demonstrou ainda que o motorista que quer trafegar numa boa rodovia precisa pagar pedágio. As 10 melhores ligações rodoviárias do país são administradas por concessionárias.

Dos 212 mil quilômetros de rodovias pavimentadas no país, 89,5 mil quilômetros de maior fluxo rodoviário foram pesquisados pela CNT. A coleta de dados foi feita nos meses de junho e julho deste ano por 15 equipes espalhadas por todo o Brasil. Os pesquisadores analisaram basicamente o pavimento (condições do asfalto e do acostamento), a sinalização (placas e faixas) e a geometria (perfil da pista) das rodovias para dar as notas que variaram entre ótimo e péssimo.

Assim como na pesquisa anterior, o Paraná não figura nem entre as 10 melhores ligações nem entre as 10 piores. O melhor trecho para se andar no país é entre São Paulo e Taubaté (SP) pela SP-070, que é administrado pela concessionária Eco­pistas; a pior ligação é entre Leopoldina (MG) e a BR-262, também em Minas Gerais, administrada pelo poder público.

O melhor trecho no Paraná liga Curitiba a São Paulo pela BR-116, que recentemente passou a ser administrado pela concessionária Autopista. O trecho ocupa a 21.ª posição entre as 109 principais ligações estudadas pela CNT. A pior colocação do Paraná no ranking é representada pela ligação de Barracão a Cascavel, na Região Oeste, que compreende as rodovias BR-163, PR-163, PR-182 e PR-582. A ligação é considerada regular e está sob a administração pública, ocupando a 97.ª posição no ranking nacional.

Nem tanto

Para os governos federal e paranaense, a pesquisa demonstra que a situação não está assim tão ruim. O Ministério dos Trans­portes divulgou uma nota citando que os resultados da pesquisa "são muito positivos". De acordo com o ministério, o conceito "regular", no qual estão 45% das rodovias nacionais e 35,9% das paranaenses, não pode ser apontado como atributo negativo. "Sendo assim, a leitura atenta dos indicadores da Pesquisa Rodoviária comprova uma melhora muito significativa das condições de tráfego das rodovias brasileiras sob responsabilidade federal", complementa a nota.

Segundo nota do Depar­ta­mento de Estradas de Rodagem (DER), a pesquisa foca os grandes corredores rodoviários e, no Paraná, esses trechos estão sob a gestão de concessionárias. Nos trechos públicos, estão ocorrendo investimentos. O governo estadual está aplicando, conforme divulga a nota, R$ 200 mi­­lhões neste ano e pretende investir R$ 250 milhões em 2010.

A pesquisa da CNT sugere que o poder público invista R$ 32 bilhões para recuperação das estradas em más condições e mais R$ 3,25 bilhões na conservação dos pavimentos.

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