Unidades de saúde, escolas e o transporte público de Curitiba também foram prejudicados pelo temporal que deixou estragos em vários municípios do Paraná durante esta madrugada (27). Até esta manhã, pelo menos doze cidades tinham registro de problemas ocasionados pelo vento, que chegou a atingir velocidade de 107 km/h em Lapa, na região metropolitana.
Acompanhe a cobertura em tempo real
Veja fotos dos estragos na capital
Semáforos desligados e árvores caídas prejudicam o trânsito
Frente fria já passou, levando para SP os ventos que causaram estragos no PR
Leia a matéria completaNa capital, quinze unidades de saúde estão com os atendimentos comprometidos. O caso mais grave é no posto Vila Leonice, no bairro Cachoeira. Uma árvore caiu sobre o telhado da unidade, interrompendo o expediente dado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Ainda sem previsão de retomada.
Segundo a prefeitura de Curitiba, o atendimento também está prejudicado por falta de energia nas unidades Fernando de Noronha (Santa Cândida), Bacacheri, Ouvidor Pardinho (Centro), Capanema (Vila Torres), Vila Leão (Portão), Aurora (Novo Mundo), Pinheiros (Santa Felicidade), Tatuquara, Pompéia (Tatuquara), Rio Bonito (Campo do Santana) e Ipiranga (Capão Raso).
Nesses locais, as equipes de saúde estão sem acesso aos prontuários dos pacientes. O mesmo acontece na US Uberaba de Cima (Uberaba), por causa da oscilação da rede de energia elétrica.
Já nas unidades Abaeté (Boa Vista) e Vista Alegre (Pilarzinho), o problema foi a chuva, que atingiu os serviços de odontologia, interrompendo o atendimento temporariamente.
Assim como o atendimento, o serviço de vacinação também ficou comprometido nesses locais, porque as doses tiveram de ser remanejadas para a Central de Vacinas para não serem perdidas devido à falta de refrigeração. As sedes dos distritos sanitários Matriz e Portão também ficaram sem energia e parte das ações programadas tiveram que ser adiadas.
Foi afetado pelo temporal?
Deixe seu relato na caixa de comentários e mande fotos para nossa galeria do leitor com nome completo e a descrição da imagem. Caso deseje mandar vídeos, envie para o leitor@gazetadopovo.com.br
Embora várias escolas da rede municipal de ensino estejam telefone, água e energia – 77 mil unidades consumidoras ficaram sem abastecimento nesta manhã –, todas estão atendendo, de acordo com a prefeitura. Ao todo, são seis escolas sem luz e telefone na regional de Santa Felicidade, e outras seis sem telefone e prejudicadas por galhos na rede elétrica que foram prejudicas na regional da CIC.
Nove CMEIs estão com problemas semelhantes, mas também seguem com os atendimentos.
Semáforos desligados e árvores caídas complicam o trânsito após temporal
Leia a matéria completaOs estragos causados pelo temporal afetaram a operação de algumas linhas de ônibus, que precisaram alterar trajetos em função de queda de galhos e árvores.
Nos terminais Barreirinha e Santa Felicidade, o vento deslocou alguns domos da cobertura, mas a operação foi mantida normalmente. A empresa responsável pela manutenção dos terminais está mobilizada desde as três da manhã para fazer os consertos necessários.
O vento também arrancou um pedaço de cobertura no tubo da Estação Eufrásio Correa sentido Santa Cândida. O tubo continuou em operação, mas a entrada na estação ficou restrita a um dos lados, o que não gerou maiores problemas para os passageiros. A equipe de manutenção foi acionada às cinco da manhã e foi ao local para providenciar o conserto.
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
O que vem por aí após a prisão de Braga Netto e a repercussão da entrevista de Lula; assista ao Entrelinhas
Quais são os estados brasileiros que mais retornam impostos para o bem-estar da população
Aeroporto de Porto Alegre volta a operar com extensão total da pista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora