Animale: roupa com cara artesanal e arremate tecnológico| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A São Paulo Fashion Week – a mais importante semana de moda da América Latina, que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira, no Parque Cândido Portinari, em São Paulo - faz verão em pleno outono e avisa o que vai se usar logo mais no calor. Coisas do calendário da indústria têxtil, que transforma as novidades da passarela em roupas nas lojas.

CARREGANDO :)

A primeira a soprar a brisa quente foi a Animale, que fez roupa nacional, com cara artesanal e arremate tecnológico. A estilista Priscilla Darolt se inspirou no Norte e Nordeste para criar a coleção com muitas referências claras à cultura e ao imaginário natural e cultural do Brasil. Mas nada na Animale foi óbvio. Esqueça os coloridos tropicais e o toque áspero da ráfia. Renda e tear são feitos em látex ou estampam metros e mais metros de seda pura. O couro é cortado a laser. O patchwork é geométrico. A tecnologia manda na manufatura, que aparece só para valorizar e humanizar as roupas, feitas em cores empoeiradas e ensolaradas.

"Surf couture"

Publicidade

Depois veio João Pimenta e seus garotos de praia vestidos de terno. Sob a definição de "surf couture", o estilista fez alfaiataria – calças e paletós sob medida – para usar no verão. E tudo com tecido tecnológico. A padronagem risca-de-giz, por exemplo, apareceu em tons flúor. Efeitos plastificados banharam os tecidos tradicionais. Zíperes e ribanas arrematavam os trajes.

Tufi Duek também mergulhou para fazer seu verão 2014/2015. Só que nas piscinas e na arquitetura de inspiração art-dèco, dos anos 1950 e 1960. O resultado foi uma moda estruturada, com muitos recortes e dobraduras de tecido, para criar volumes e linhas. Na cartela de cores, branco, prata, azul e rosa claros.

A primeira noite se encerrou com o desfile de moda jovem da Cavalera, que resolveu pegar carona nos anos 1970 e promover um Woodstock em Bali.

Desfiles

Para hoje, estão programados os desfiles de Alexandre Herchcovitch, Pat Pat’s, Patricia Motta, Giuliana Romanno, Vitorino Campos, Uma e Triton. E amanhã é a vez de Paula Raia, Fause Haten, Glória Coelho, Ronaldo Fraga, Lily Sarti, Água de Coco, Adriana Degreas e Colcci.

Publicidade

*A jornalista viajou a convite do evento.