Uma aluna do Unibrasil Centro Universitário, no bairro Tarumã, foi baleada em uma tentativa de assalto na noite de terça-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, o atendimento foi realizado às 20h48 na Avenida Victor Ferreira do Amaral e a estudante foi encaminhada ao Hospital São José. Ela foi baleada depois de correr do assaltante, que não chegou a abordá-la.
O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, afirmou que as saídas de universidade acabam sendo um chamariz natural para os assaltantes devido à grande circulação de pessoas. “O importante nesses casos é prestar atenção ao sair da universidade e nunca reagir a assalto ou ter uma atitude brusca como correr, porque isso gera o alarde e como o criminoso não quer ser identificado, e ser uma vítima da própria ação dele, acaba ocorrendo o reflexo negativo, e aí a pessoa acaba sendo baleada”, afirma Carvalho.
A Guarda Municipal também declarou que costuma fazer rondas em toda a cidade, e em ações como essa, conta com o apoio da Polícia Militar. O inspetor Frederico também alertou para a necessidade de se registrar o boletim de ocorrência. “Somente com o boletim de ocorrência registrado é que são identificadas as áreas que precisam de maior ronda”, explicou.
O Unibrasil informou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido e afirma que “tem requisitado junto aos órgãos competentes a melhoria da iluminação pública, do policiamento preventivo e do transporte público. A Instituição zela e garante para sua comunidade acadêmica o melhor ambiente e a segurança, contando com equipe própria de vigilância capacitada e com monitoramento 24 horas do campus”, diz a nota.
A prefeitura de Curitiba informou que vai enviar uma equipe na quinta-feira (16) até o local para efetuar melhorias emergenciais e realizará a troca de lâmpadas, visando garantir mais segurança aos universitários. A prefeitura também disse que outras áreas da cidade vão ser beneficiadas com melhorias na iluminação pública, através das diretrizes do Plano de Iluminação Pública, lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em março.Composto por 11 diretrizes, o plano terá um custo total de R$ 91,6 milhões e deverá ser executado até o fim de 2016.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar afirmou que são realizados patrulhamentos diários na região e também em vias públicas próximas de outras instituições de ensino para garantir a segurança na entrada e saída das aulas. A PM informou que nos próximos dias haverá uma intensificação do patrulhamento nas redondezas do Unibrasil, inclusive com o apoio da Ronda Tático Motorizada (ROTAM) para evitar que casos como esse voltem a ocorrer. Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública disse que o caso será investigado pela Polícia Civil.