Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Estudantes angolanos com malária são internados em Recife

Dois estudantes angolanos foram internados no Hospital das Clínicas (HC), no Recife, com fortes dores de cabeça e incômodos no corpo. O diagnóstico de ambos foi o mesmo: malária. Os dois teriam sido contaminados em Angola, onde passaram as férias, e voltaram infectados ao Brasil.

Rômulo Rosa, um dos angolanos atingindos pela doença, passou por outras unidades de saúde antes de ter a doença diagnosticada. "Fui a vários hospitais pensando que fosse uma gripe ou uma virose", disse. Por causa da demora para o diagnóstico, a malária se agravou. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC.

O outro angolano infectado, Antônio Coelho, foi internado no hospital após fortes dores de cabeça. "Eu tive a crise e não me lembro de mais nada, a não ser de ter chegado aqui", afirmou.

A malária não é uma doença contagiosa e só pode ser transmitida ao homem através de picadas de insetos. "Para ser infectado, é preciso ir a uma área onde existam os três elos da cadeia: o homem, o vetor [inseto] e o protozoário [causador da doença]", afirmou o médico do HC, Evónio Campelo Júnior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.