• Carregando...

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou um protesto na tarde desta sexta-feira (29), contra a ocupação dos servidores técnico-administrativos da universidade que invadiram o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da instituição. Segundo o estudante de Engenharia Química, Luiz Henrique Pereira, cerca de 150 pessoas participaram do ato. Os estudantes teriam saído da frente do Restaurante Universitário, no Centro Politécnico, e seguiram até o CCE.

Pereira disse que o grupo não é contra a greve dos servidores, mas contra a ocupação do CCE. Com a ocupação, o sistema de informática da UFPR foi desligado, o que pode impedir a realização das matrículas para o segundo semestre, marcadas para começar na segunda-feira (2). "Concordamos que eles têm o direito de fazer greve, mas o que preocupa é que pode atrasar o início do próximo semestre", afirma o estudante.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino do Terceiro Grau Público de Curitiba, RMC e Litoral (Sinditest), José Carlos Belotto, os estudantes e os servidores se reuniram e explicaram seus pontos de vista. Porém, Belotto afirma que até terça-feira (3), quando acontece uma assembléia dos servidores, o centro de computação permanecerá ocupado.

A greve dos servidores completou um mês na quinta-feira (28) e ganhou a adesão dos funcionários da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Segundo estimativa do sindicato 704 servidores estão em greve, o que representaria 50% do total.

Festival de Inverno de Antonina

Ainda não houve acordo entre os servidores em greve e a organização do 17.º Festival de Inverno de Antonina, afirma Belotto. A Central de Transportes da universidade, um dos mais afetados com a greve, seria essencial para a realização do festival.

O coordenador de Cultura da UFPR e principal responsável pelo festival, Guilherme Romanelli, acredita que até terça-feira (3) a Central de Transportes será liberada. Enquanto isso, as inscrições para o festival continuam normalmente, explica Romanelli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]