Estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam um panelaço na Reitoria da instituição, no Centro de Curitiba, nesta sexta-feira (23). A manifestação é pela reforma do 12º andar do prédio Dom Pedro I. A manifestação começou às 10 horas no 8º andar do edifício, onde fica localizado o Departamento de Design, e desce pelas rampas em direção ao pátio do campus, onde os alunos pretendem ficar até a tarde para pressionar a administração da universidade. A expectativa do Centro Acadêmico de Design (Cadi) é de que 200 pessoas participem do movimento.
O 12º é o último andar do prédio Dom Pedro I e dispõe de salas de aula e laboratórios para disciplinas de modelos, cerâmica, madeira, criatividade, entre outras. Segundo o estudante João Pedro Marques Mion, diretor de relacionamento docente-discente do Cadi, a UFPR tem recursos liberados há nove meses para iniciar a reforma, mas até agora não começou os trabalhos. "Desde que eu entrei no curso a situação é precária no 12º andar", diz Mion, que cursa o segundo ano.
Entre os problemas apontados pelo Cadi estão infiltrações, goteiras e vidros quebrados, o que impede a realização de trabalhos com materiais como tinta, gesso e resina. Dessa forma, muitas atividades práticas estão deixando de ser realizadas durante as aulas. Mion lembra que as atividades acadêmicas no 12º andar tiveram início na década de 1970 e que, desde então, nenhuma reforma foi feita no local.
Além do panelaço, os estudantes se manifestam por meio de e cartazes espalhados por toda a Reitoria. Uma faixa de aproximadamente 20 metros de altura foi estendida no lado externo do prédio com os dizeres "Existe o 12º andar e ele vai cair. Reforma já".
Procurado pela reportagem, o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho afirmou que a reforma será feita em breve. Segundo ele, a universidade já tem R$ 430 mil liberados para as obras no 12º andar, que será totalmente reconstruído. "Mas precisamos de uma licitação, e há um prazo para todos os procedimentos até o início da reforma", justifica. Segundo Akel, o andar deverá ser reformado entre janeiro e maio de 2010.
"Há um problema de goteiras no local, semelhante ao que foi verificado no Teatro da Reitoria e foi solucionado neste ano. A diferença é que no teatro bastou a troca de telhas, enquanto que no 12º andar teremos de reconstruir toda uma estrutura de 300 metros quadrados".
Segundo Akel, durante as obras , uma solução provisória será proposta para que não haja prejuízos para os alunos. O reitor viaja nesta sexta para a Espanha, mas afirma que a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes, e o prefeito da cidade universitária, Ernesto Sperandio Neto receberão os alunos para explicar a situação e discutir outros locais para as aulas.
Reunião
Após os protestos, os alunos de Design conseguiram se reunir com o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulunari, e o prefeito da cidade universitária, Ernesto Sperandio Neto, por volta das 11h30. Os acadêmicos e a coordenação do curso de Design tentavam agendar a reunião há três meses.
De acordo com Mion, Mulinari e Sperandio Neto confirmaram que as obras devem começar em janeiro de 2010. E afirmaram que o edital da licitação deverá ser lançado na próxima terça-feira (27).
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora