Estudantes de escolas públicas fazem uma passeata nesta quarta-feira (9) para reivindicar melhorias na educação no Paraná. O movimento é chamado pelos manifestantes de Jornada de Lutas dos Estudantes e é classificada pelos organizadores como um "aviso" ao governo do estado. Eles prometem fazer novas passeatas e mobilizações caso ocorram cortes em verbas destinadas à educação.
O grupo começou a se reunir por volta das 7 horas na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu), no Centro, em Curitiba. Ônibus com estudantes da capital e da região metropolitana começaram a chegar e os participantes foram se aglomerando. Nas contas de José Le Senechal Neto, coordenador de projetos da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), 500 pessoas estavam reunidas na Praça por volta das 10 horas.
"Este é um ato simbólico para demonstrar que a juventude está insatisfeita. Se não resolver, vamos nos mobilizar e ir para a rua. Estamos dando um aviso para o governo, se continuar cortando verba, os estudantes vão se manifestar. Entre as principais reivindicações temos a superlotação da sala de aula, corte de verba na área de educação, colégios que tem problemas de estrutura e os laboratórios de informática que não são usados", afirmou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seed), por volta das 10h10, e aguarda retorno com posicionamento sobre o assunto.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que agentes fazem rondas pela região da manifestação, mas que até as 10h15 a manifestação não afetava o trânsito na região.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora