Uma manifestação de estudantes, pedindo a implantação do passe livre, interditou a canaleta do ônibus biarticulado na Avenida João Gualberto, na linha que faz o sentido Norte/Sul (Santa Cândida-Capão Raso), por volta das 7h50 desta quinta-feira (21). O protesto foi realizado na frente do Colégio Estadual do Paraná, no bairro Centro Cívico, em Curitiba, e durou até as 8h30.
Segundo informações da Urbs, o bloqueio da canaleta atrasou todo o sistema, pois aconteceu um comboio de biarticulados que não conseguia passar. As estações tubo para frente do Colégio Estadual ficaram lotadas e a Urbs deslocou emergencialmente 10 ônibus para "esvaziar" os tubos. Esses ônibus iriam recolher, mas foram redirecionados para acabar com o problema.
De acordo com a presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Sara Cavalcante, a manifestação foi para cobrar mais agilidade das autoridades sobre o passe livre para estudantes.
"Isso é um ato político, para que as autoridades apressem a decisão sobre o passe livre. Para abril vamos fazer novos protestos", afirmou Sara em entrevista para a Rádio CBN.
Segundo a assessoria de imprensa da Urbs, já é oferecida a meia-tarifa, para os estudantes de baixa renda e qualquer gratuidade no sistema acarretaria aumento na tarifa, pois os outros usuários teriam que arcar com as despesas.
De acordo com as informações da Polícia Militar, cerca de 180 estudantes participaram da manifestação, que contou com um carro de som. Agentes da Diretran foram para o local para orientar o trânsito.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora