Os alunos da Escola Municipal Michel Khury podem se orgulhar da professora Simone Nogueira de Lima. A docente é bicampeã do Concurso Cultural Ler e Pensar, faturando as estatuetas de 2015 e 2016, na categoria Prática Pedagógica.
Este ano, ao enviar seu relato para concorrer ao prêmio, a professora enfatizou que seu trabalho ainda não estava finalizado, faltava um grand finale. Mesmo assim, foi escolhida como uma das vencedoras pela dedicação e complexidade do seu projeto, que englobou o incentivo à leitura, por meio do jornal Gazeta do Povo, o exercício da cidadania, uma viagem pelas obras de grandes escritores paranaenses e produções autorais dos alunos, que tiveram como base o conhecimento adquirido ao longo do ano.
No decorrer do processo, uma das atividades que os estudantes tiveram oportunidade de participar foi a oficina de haicais com o poeta Álvaro Posselt. O haicai é um poema curto de origem japonesa que se popularizou no Brasil e, principalmente, no Paraná – devido ao grande número de imigrantes japoneses em nosso estado. Aqui, ganhou adeptos ilustres como Paulo Leminski e Helena Kolody.
Haicais da criançada
A oficina de haicais rendeu muitos “frutos”. A turma produziu inúmeros poemas, com base nas notícias do jornal, que foram compilados pela professora e transformados em um livro chamado Haicais Jornais. O desfecho para essa prática surpreendente foi uma noite de autógrafos, realizada na última quarta-feira (7), na qual estavam presentes os familiares dos alunos, a comunidade escolar e o mentor das produções, Álvaro Posselt.
Sobre essa caminhada, a professora Simone, orgulhosa de seus pupilos, nos deu o seguinte depoimento: “Como havia comentado em meu relato do Concurso Cultural deste ano, meu projeto ainda não tinha encerrado, além de algumas atividades que estava concluindo. O grande final na escola ficou por conta do evento que realizamos. Contamos com a ilustre presença do escritor Álvaro Posselt e a comunidade escolar veio em peso nos prestigiar. Foi um sucesso e agradeço a toda equipe do Ler e Pensar – Gazeta do Povo por me ajudarem a proporcionar tamanha aprendizagem aos meus alunos”.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora