Alunos afixaram cartazes de protesto na entrada do colégio| Foto: Henry Mileo/Gazeta do Povo

Cerca de 50 estudantes do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Curitiba, protestaram por volta das 7h30 desta quarta-feira (25) contra a falta de professores na escola. Os alunos chegaram a bloquear por cerca de 30 minutos a avenida Brigadeiro Franco, na esquina com a Silva Jardim, gerando congestionamento no local. Segurando cartazes, os alunos pediram uma solução para a falta de professores.

CARREGANDO :)

Na volta às aulas, escolas sucateadas

Avarias no teto, no piso, nas paredes, na hidráulica, na fiação elétrica. Reforma das escolas estaduais do Paraná custaria R$ 2 bilhões

Leia a matéria completa
Publicidade

A mobilização foi encabeçada por alunos do terceiro ano, que estão sem professores para as disciplinas de Matemática, Geografia e Biologia. A preocupação é com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular. “Como é que a gente vai competir para conseguir uma vaga na universidade? A gente tenta estudar por conta própria, mas é difícil sem ter um professor explicando”, reclama Adelis Marques, de 16 anos, estudante do terceiro ano e uma das organizadoras da mobilização.

Segundo ela, os alunos comunicaram terça-feira a representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que o protesto seria realizado nesta manhã. “Depois disso, chegaram hoje os professores para Biologia e Geografia. Mas ainda aguardamos o professor de Matemática. Se uma solução não for encontrada, a gente vai protestar de novo”, conta a estudante.

Cerca de 500 alunos estudam na escola entre os turnos da manhã e da tarde. O colégio oferece o ensino médio e o fundamental. O ano letivo começou há duas semanas, depois de um mês de greve dos professores da rede estadual de ensino.

Na semana passada, cerca de 300 alunos do Colégio Estadual Júlia Wanderley, no bairro Batel, em Curitiba, também protestaram na rua em frente à escola contra a falta de professores. Na ocasião, o diretor da escola, Cristiano André Gonçalves, informou que sete disciplinas estavam sem professor (Matemática, Geografia, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Física e Inglês).

A Secretaria de Estado da Educação informa que, devido às movimentações normais de professores no início do ano letivo, o Núcleo Regional de Educação de Curitiba realiza o chamamento para completar o quadro de professores do Colégio Estadual Júlia Wanderley e do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, o que deve ocorrer o mais breve possível. Segundo a pasta, as situações pontuais estão sendo resolvidas conforme a necessidade das escolas estaduais.

Publicidade