• Carregando...
 | RPC TV/Reprodução
| Foto: RPC TV/Reprodução

Dois manifestantes foram detidos durante um protesto contra o governador Beto Richa (PSDB), em Londrina, no Norte do estado, na manhã desta sexta-feira (1°). Na ocasião, Richa participava de um evento da entrega de um terreno, de mais de 88 mil metros quadrados, doado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para a construção do Hospital da Zona Oeste do município.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), um grupo protestava contra o atual governador com faixas e gritos de protestos. No entanto, um aluno e uma aluna terim se exaltado e xingado Richa, proferindo palavras de ordem e o chamando de “covarde”. O ato visou protestar contra o confronto do dia 29 de abril do ano passado entre professores e policiais militares.

Os dois estudantes foram levados em uma van da Polícia Militar para registro de Boletim de Ocorrência. Na delegacia, prestaram depoimento,assinaram termo circunstanciado e foram liberados.

No ano passado, palhaço foi preso por satirizar policiais

No ano passado, o palhaço Tico Bonito foi preso enquanto se apresentava em uma rua central de Cascavel, no Oeste do Paraná. Segundo o veiculado na época, o artista foi detido por policiais que consideraram parte do discurso do palhaço como “um desacato ”. A frase que teria chamado a atenção da equipe foi que a corporação“ só protege burguês e o Beto Richa”. O governador pediu apuração do caso.

Para governo, prisão foi motivada por excessos

A assessoria de imprensa do governo informou, em nota, que a detenção dos alunos ocorreu foi resultado dos excessos cometidos por ambos e “a própria segurança da instituição [PUC-PR] solicitou a intervenção da Polícia Militar do Paraná. Mesmo após o pedido para que cessassem com as hostilidades, o estudante continuou bastante alterado. Diante disso, a equipe da Polícia Militar encaminhou os jovens à delegacia”.

O governo e a PM afirma que “respeitam o direito que qualquer cidadão tem de se manifestar, porém os atos não podem infringir a lei e perturbar a ordem pública”.

Já PUC-PR, em nota, lamentou o ocorrido envolvendo dois alunos da instituição durante o evento e informou que está abrindo um processo administrativo disciplinar para a apuração dos fatos. A instituição ressaltou que valoriza os direitos democráticos da liberdade de expressão e manifestação, sempre exercidos nos limites da ordem e da legalidade.

Hospital

Segundo o governo estadual, o novo hospital vai beneficiar quase 1 milhão de pessoas. Inicialmente, serão investidos R$ 25 milhões para construção da unidade. O Hospital terá foco clínico e deverá ser referência para o atendimento de idosos, além de se viabilizar como unidade de cuidados continuados. A unidade contará com 150 leitos, sendo 30 de UTI e 20 de Unidade de Cuidados Continuados (UCI). Estão previstas quatro salas cirúrgicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]