Dois manifestantes foram detidos durante um protesto contra o governador Beto Richa (PSDB), em Londrina, no Norte do estado, na manhã desta sexta-feira (1°). Na ocasião, Richa participava de um evento da entrega de um terreno, de mais de 88 mil metros quadrados, doado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para a construção do Hospital da Zona Oeste do município.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), um grupo protestava contra o atual governador com faixas e gritos de protestos. No entanto, um aluno e uma aluna terim se exaltado e xingado Richa, proferindo palavras de ordem e o chamando de “covarde”. O ato visou protestar contra o confronto do dia 29 de abril do ano passado entre professores e policiais militares.
Os dois estudantes foram levados em uma van da Polícia Militar para registro de Boletim de Ocorrência. Na delegacia, prestaram depoimento,assinaram termo circunstanciado e foram liberados.
No ano passado, palhaço foi preso por satirizar policiais
No ano passado, o palhaço Tico Bonito foi preso enquanto se apresentava em uma rua central de Cascavel, no Oeste do Paraná. Segundo o veiculado na época, o artista foi detido por policiais que consideraram parte do discurso do palhaço como “um desacato ”. A frase que teria chamado a atenção da equipe foi que a corporação“ só protege burguês e o Beto Richa”. O governador pediu apuração do caso.
Para governo, prisão foi motivada por excessos
A assessoria de imprensa do governo informou, em nota, que a detenção dos alunos ocorreu foi resultado dos excessos cometidos por ambos e “a própria segurança da instituição [PUC-PR] solicitou a intervenção da Polícia Militar do Paraná. Mesmo após o pedido para que cessassem com as hostilidades, o estudante continuou bastante alterado. Diante disso, a equipe da Polícia Militar encaminhou os jovens à delegacia”.
O governo e a PM afirma que “respeitam o direito que qualquer cidadão tem de se manifestar, porém os atos não podem infringir a lei e perturbar a ordem pública”.
Já PUC-PR, em nota, lamentou o ocorrido envolvendo dois alunos da instituição durante o evento e informou que está abrindo um processo administrativo disciplinar para a apuração dos fatos. A instituição ressaltou que valoriza os direitos democráticos da liberdade de expressão e manifestação, sempre exercidos nos limites da ordem e da legalidade.
Hospital
Segundo o governo estadual, o novo hospital vai beneficiar quase 1 milhão de pessoas. Inicialmente, serão investidos R$ 25 milhões para construção da unidade. O Hospital terá foco clínico e deverá ser referência para o atendimento de idosos, além de se viabilizar como unidade de cuidados continuados. A unidade contará com 150 leitos, sendo 30 de UTI e 20 de Unidade de Cuidados Continuados (UCI). Estão previstas quatro salas cirúrgicas.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora