O advogado, jurista e professor universitário René Ariel Dotti é uma das referências no Paraná na área do Direito. Desde a década de 70, é convidado a participar da elaboração e revisão de leis brasileiras. Fez parte das equipes de juristas que elaborou, por exemplo, as leis de Execução Penal e Contra a Lavagem de Dinheiro e propôs reformas em parte do Código Penal. Atualmente, participa de uma comissão especial criada pelo Tribunal Superior Eleitoral para atualizar a legislação referente a crimes eleitorais.
Do alto de seus 47 anos de profissão e com um currículo invejável, Dotti não tem dúvidas em definir quais devem ser os pré-requisitos para quem quer seguir na carreira jurídica: "Estudar, estudar e estudar". Segundo ele, o futuro profissional do Direito também deve ter uma sólida formação cultural em todas as áreas do conhecimento, pois o Direito permeia todas as atividades humanas. Mas ele cita especialmente duas disciplinas que podem ajudar no cotidiano: História (para poder fundamentar argumentos com base em exemplos do passado) e Literatura (que vai desenvolver a capacidade de comunicação).
Outro requisito, diz o jurista, é ter "um profundo sentimento de solidariedade humana" e ser "sociável". Ele explica: o Direito mexe com questões e conflitos humanos e, por isso, é preciso ter o sentimento de solidariedade. Além disso, como o objeto do trabalho são as pessoas, o profissional deve ser sociável. "O Direito não é uma área para pessoas que gostam de viver isoladamente", diz Dotti.
Quem escolher Direito, vai encontrar um amplo campo de trabalho. O bacharel em Direito pode ser advogado, juiz, membro do Ministério Público, professor de Direito, serventuário da Justiça, delegado de polícia, consultor de empresas, assessor parlamentar, entre outras atividades.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião