• Carregando...

O advogado, jurista e professor universitário René Ariel Dotti é uma das referências no Paraná na área do Direito. Desde a década de 70, é convidado a participar da elaboração e revisão de leis brasileiras. Fez parte das equipes de juristas que elaborou, por exemplo, as leis de Execução Penal e Contra a Lavagem de Dinheiro e propôs reformas em parte do Código Penal. Atualmente, participa de uma comissão especial criada pelo Tribunal Superior Eleitoral para atualizar a legislação referente a crimes eleitorais.

Do alto de seus 47 anos de profissão e com um currículo invejável, Dotti não tem dúvidas em definir quais devem ser os pré-requisitos para quem quer seguir na carreira jurídica: "Estudar, estudar e estudar". Segundo ele, o futuro profissional do Direito também deve ter uma sólida formação cultural em todas as áreas do conhecimento, pois o Direito permeia todas as atividades humanas. Mas ele cita especialmente duas disciplinas que podem ajudar no cotidiano: História (para poder fundamentar argumentos com base em exemplos do passado) e Literatura (que vai desenvolver a capacidade de comunicação).

Outro requisito, diz o jurista, é ter "um profundo sentimento de solidariedade humana" e ser "sociável". Ele explica: o Direito mexe com questões e conflitos humanos e, por isso, é preciso ter o sentimento de solidariedade. Além disso, como o objeto do trabalho são as pessoas, o profissional deve ser sociável. "O Direito não é uma área para pessoas que gostam de viver isoladamente", diz Dotti.

Quem escolher Direito, vai encontrar um amplo campo de trabalho. O bacharel em Direito pode ser advogado, juiz, membro do Ministério Público, professor de Direito, serventuário da Justiça, delegado de polícia, consultor de empresas, assessor parlamentar, entre outras atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]