Uma pesquisa elaborada pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) levantou quais são os horários, as estações e os terminais de maior movimento da linha Santa Cândida-Capão Raso, que atua no eixo Norte-Sul da canaleta do expresso. De acordo com os dados da pesquisa, os períodos mais críticos para andar de ônibus nessa linha são entre 7 h e 8h30 e das 17h40 às 19h20, dependendo do sentido.
Para chegar ao resultado, 1.224 pessoas, inclusive soldados do Exército, participaram do levantamento, feito em maio deste ano. Em três turnos, das 5h30 à 0h30 (horário de funcionamento da linha), todos os embarques e desembarques foram contabilizados em cada uma das 33 estações e terminais.
De acordo com o gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs e coordenador da pesquisa, Luiz Filla, o levantamento feito de cinco em cinco anos em todas as linhas de alta rotatividade atualiza o número de passageiros transportados pelo sistema e mede a ocupação dos veículos. Nos anos intermediários, os números são atualizados por observação. Nas linhas de baixa rotatividade, a pesquisa é feita duas vezes por ano, em março e agosto.
Com os resultados, é possível dimensionar o sistema de transporte coletivo da capital. "Assim, podemos precisar quantas viagens são necessárias por hora, se o número de ônibus é suficiente e se existe algum problema em determinada estação", diz Luiz Filla.
Um exemplo da aplicabilidade dos dados obtidos está no ligeirão, também conhecido por Azulão. Para adotá-lo, a Urbs teve de apresentar números que comprovassem a necessidade do veículo. "A mesma coisa com o metrô. Para conseguirmos os investimentos, precisamos mapear as necessidades e elaborar os projetos, sempre com critérios técnicos", afirma.
Automatização
Para melhorar o transporte coletivo de Curitiba e corrigir os erros sem a necessidade de grandes levantamentos, a Urbs pretende implantar até o fim do ano um sistema automatizado de controle de passageiros, pelo menos nos ônibus menores. "Todos os ônibus terão um pequeno computador. Entre outras coisas, será possível informar, viagem por viagem, se a linha ultrapassou a capacidade", explica.
Como todos os ônibus dispõem de GPS, o mesmo computador, conta Luiz Filla, vai permitir maior regularidade dos horários. "Poderemos acompanhar quanto tempo o ônibus levou de um tubo a outro. Qual é a média de tempo, impendentementew do dia da semana, do horário e da condição climática", revela.
A próxima pesquisa a ser elaborada será no eixo Leste-Oeste, na qual operam as linhas Centenário-Campo Comprido e Pinhais-Rui Barbosa. "Nós ainda não começamos o levantamento porque vamos trocar toda a frota do eixo nos próximos 30 dias", diz. Em outubro, dados do levantamento feito na linha Boqueirão devem estar disponíveis.
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