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Uma pesquisa elaborada pela Ur­­banização de Curitiba S/A (Urbs) le­­­­vantou quais são os horários, as es­­­­tações e os terminais de maior mo­­vimento da linha Santa Cân­dida-Capão Raso, que atua no eixo Nor­­te-Sul da canaleta do expresso. De acordo com os dados da pesquisa, os períodos mais críticos pa­­ra andar de ônibus nessa linha são entre 7 h e 8h30 e das 17h40 às 19h20, dependendo do sentido.

Para chegar ao resultado, 1.224 pessoas, inclusive soldados do Exército, participaram do levantamento, feito em maio deste ano. Em três turnos, das 5h30 à 0h30 (ho­­rário de funcionamento da li­­nha), todos os embarques e desembarques foram contabilizados em cada uma das 33 estações e terminais.

De acordo com o gestor de Ope­­ração do Transporte Coletivo da Urbs e coordenador da pesquisa, Luiz Filla, o levantamento – fei­­to de cinco em cinco anos em to­­das as linhas de alta rotatividade – atualiza o número de passageiros transportados pelo sistema e mede a ocupação dos veículos. Nos anos intermediários, os números são atualizados por observação. Nas linhas de baixa rotatividade, a pesquisa é feita duas vezes por ano, em março e agosto.

Com os resultados, é possível di­­mensionar o sistema de transporte coletivo da capital. "Assim, podemos precisar quantas viagens são necessárias por ho­­ra, se o número de ônibus é suficiente e se existe algum problema em determinada estação", diz Luiz Filla.

Um exemplo da aplicabilidade dos dados obtidos está no ligeirão, também conhecido por Azulão. Para adotá-lo, a Urbs teve de apresentar números que comprovassem a necessidade do veículo. "A mesma coisa com o metrô. Para conseguirmos os investimentos, precisamos mapear as necessidades e elaborar os projetos, sempre com critérios técnicos", afirma.

Automatização

Para melhorar o transporte coletivo de Curitiba e corrigir os erros sem a necessidade de grandes le­­vantamentos, a Urbs pretende implantar até o fim do ano um sistema automatizado de controle de passageiros, pelo menos nos ônibus menores. "Todos os ônibus te­­rão um pequeno computador. En­­tre outras coisas, será possível in­­formar, viagem por viagem, se a li­­nha ultrapassou a ca­­pacidade", explica.

Como todos os ônibus dispõem de GPS, o mesmo computador, con­­ta Luiz Filla, vai permitir maior re­­gularidade dos horários. "Po­­de­­remos acompanhar quanto tempo o ônibus levou de um tubo a outro. Qual é a média de tempo, impendentementew do dia da semana, do horário e da condição climática", revela.

A próxima pesquisa a ser elaborada será no eixo Leste-Oeste, na qual operam as linhas Centená­rio-Campo Comprido e Pi­­nhais-Rui Barbosa. "Nós ainda não começamos o levantamento porque vamos trocar toda a frota do eixo nos próximos 30 dias", diz. Em outubro, dados do levantamento feito na linha Boqueirão devem estar disponíveis.

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