Audiência
Uma audiência pública para discutir a minuta e o lançamento do edital do metrô de Curitiba acontece hoje, no Salão de Atos do Parque Barigui, a partir das 15 horas. Qualquer pessoa poderá dar sugestões ou opinar sobre o projeto do metrô na capital.
A Prefeitura de Curitiba está preparando, pela primeira vez, um estudo de origem e destino de passageiros. A demanda está prevista no projeto original do metrô e pode influenciar todo o planejamento do transporte público da cidade, apontando necessidades de locomoção. Em São Paulo, estudo semelhante é feito a cada 10 anos.
A intenção de se fazer algo assim já é antiga, mas o estudo nunca saiu do papel. Em março de 2013, uma licitação para a pesquisa foi iniciada, mas, segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento da cidade, o Ippuc, o processo ainda não está em fase inicial, descrição técnica para o lançamento do edital. O órgão ressalta que o estudo sairá ainda neste ano.
Ainda sem muitos detalhes, o Ippuc adiantou apenas que o projeto envolve um custo de R$ 6 milhões, que seriam bancados pela prefeitura e recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento.
Mesmo sem a pesquisa, o projeto do metrô já está em andamento, financiado e com traçado praticamente definido. O estudo só deve dar resultados no fim deste ano ou em 2015. O metrô deve começar a funcionar em 2016.
Em uma das partes do projeto inicial do metrô, o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima), consta que a pesquisa origem-destino seria a "única" possibilidade confiável de inferir "quantos possíveis deslocamentos, hoje feitos com veículos privados, poderiam ser conquistados pelo metrô".
Isso significa que a pesquisa deveria ser uma das bases para orientar o traçado do metrô, já que mediria um número aproximado e confiável de pessoas que deixariam de andar de carro para pegar o coletivo. Com as respostas da pesquisa também é possível adaptar itinerários de ônibus, bem como a frequência deles, de modo a estimular o uso do transporte coletivo e aliviar o trânsito da capital.
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