Ouça este conteúdo
Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado neste domingo (18), tiveram que dissertar sobre questões voltadas para temas relacionados aos direitos humanos e políticas públicas.
Os temas variaram de acordo com o bloco de 1 a 7 para nível superior. Já a redação para os candidatos do ensino médio questionava como a educação pode contribuir na redução de desigualdades.
No Bloco 1, o tema foi a Política Urbana e os Instrumentos do Estatuto das Cidades. Este tópico envolveu a gestão do espaço urbano, a garantia do direito à cidade e a aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto das Cidades. Os candidatos precisaram discutir os desafios da urbanização desordenada, as desigualdades sociais nas cidades e as soluções propostas pelo Estatuto para promover cidades mais justas e sustentáveis1.
O Bloco 2 focou em SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) e Gerenciamento de Dados. Os candidatos tiveram que abordar como a linguagem de programação é utilizado na tomada de decisões baseadas em dados e sua relevância no contexto atual
Já no bloco 3 o tempo foi a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Este tema exigiu dos candidatos uma compreensão das políticas públicas voltadas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de discutir os impactos ambientais, sociais e econômicos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo
Os direitos trabalhistas da mulher gestante foi tema do bloco 4, enquanto o 5 foi voltado para o direito a terra dos povos Originários.
No bloco 7, a questão discursiva foi sobre "A situação do preso no sistema prisional, políticas públicas e controle externo do conselho nacional do Ministério Público e da atuação do agente penitenciário".
Outro tema abordado no CNU foi sobre o Etarismo - preconceito de idade. Uma das questões abordou o vídeo que viralizou na internet em março do ano passado, de três universitárias que debocharam de uma colega de classe pelo fato de ela ter 40 anos.
De acordo com relatos nas redes sociais, a questão mostrou o diálogo entre as alunas e questionou qual foi o preconceito sofrido pela mulher de 40 anos. Entre as opções estava racismo, etarismo e egeísmo.
Relatos e balanço sobre a prova
A prova foi dividida em duas etapas - período matutino e vespertino. A parte da manhã foi destinada à redação e questões discursivas, enquanto as provas com questões objetivas serão aplicadas no período da tarde.
Pelas redes sociais, alguns candidatos relataram que muitas pessoas desistiram de fazer a segunda etapa da prova. A distância para o local da prova foi uma das reclamações dos inscritos. O governo federal garantiu que não a distância no deslocamento para a prova não seria mais de 100km.
O CNU é o maior processo seletivo para servidores públicos já realizado no Brasil, com mais de dois milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
Segundo a ministra da Gestão, Esther Deeck, menos da metade dos inscritos fizeram a prova neste domingo (18). A taxa de abstenção não foi diferente do que o governo esperava.
“A nossa estimativa é que chegue bem próximo de 1 milhão de pessoas que realizaram a prova efetivamente hoje, o que […] está dentro da nossa expectativa comparando a outros concursos públicos dessa envergadura”, declarou a jornalistas em Brasília.
Apesar de ainda não ter um balanço por região, a ministra destacou que o Ceará teve o maior nível de abstenção. “Tenho um recorte parcial. Mas eu posso só dizer que a menor abstenção foi aqui no DF e a maior foi no Ceará. A gente depois vai divulgar esse número com balanço”, afirmou.
Confira o calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- Aplicação das provas: 18/08
- Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 08/09
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
- Divulgação final dos resultados: 21/11
- Início da convocação para posse e cursos de formação: Janeiro/2025