A Marcha Para Jesus pretende reunir cerca de 100 mil pessoas a partir das 9 horas de hoje, em Curitiba. O evento é organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep) e reúne diversas denominações religiosas. A concentração acontece na Praça Santos Andrade e os participantes seguirão até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
A marcha vai percorrer as ruas XV de Novembro, João Negrão, Avenida Marechal Deodoro, Avenida Marechal Floriano Peixoto, Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu. Bloqueios temporários no trânsito serão realizados ao logo do percurso. Em razão do evento, também será alterado o trajeto de 15 linhas de ônibus.
Estão programados momentos de oração e apresentações de grupos de música gospel. "Vamos celebrar a paz e valorizar as famílias e as pessoas", afirma o bispo Cirino Ferro, presidente do Comep. A Marcha para Jesus ocorre em Curitiba desde 1991 e em 2005 entrou para o calendário oficial da cidade. A novidade deste ano, explica o bispo, será uma campanha de arrecadação de alimentos que serão doados a instituições sociais. A expectativa é receber 30 toneladas de produtos. No ano passado, a marcha reuniu perto de 75 mil pessoas.
Radares
Dez novos radares começaram a funcionar em Curitiba à zero hora de hoje. Com isso, o trânsito da capital passou a ser fiscalizado por 46 equipamentos, dos quais 9 registram, além do excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. A previsão da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) é que 140 radares estejam operando até o fim de junho.
Os novos equipamentos começaram a ser instalados no início de abril e vão substituir os 110 que operavam desde 1999. Os antigos radares foram desligados no dia 2 abril, com o fim do contrato entre a Urbs e a Consilux. Dos novos equipamentos, 69 unidades serão instaladas em locais diferentes e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos.
O motorista pode encontrar, em alguns locais, equipamentos velhos e novos próximos um do outro. No entanto, a Urbs ressalta que apenas os novos equipamentos estão operando e podem emitir multa, o que elimina o risco de o motorista ser punido duas vezes pela mesma infração.
Veja no mapa o trajéto da Marcha para Jesus