Criado há 13 anos, o Enem tem entre suas funções a avaliação do ensino médio. Porém, em 60% das escolas brasileiras menos de 50% dos alunos prestaram o exame no ano passado. Há ainda quem nem o faz. No Paraná, essa taxa foi de 4,3% do total de escolas que ofertam ensino médio.
Com uma média reduzida de participação, o Ministério da Educação (MEC) pode fazer uma avaliação muito frágil do ensino médio, segundo a professora doutora do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sônia Guariza Miranda. Para o professor da faculdade de Educação da Universidade de Brasília Remi Castioni, uma média razoável para ser considerada na elaboração de políticas públicas é a acima de 75%.
Outro fator, citado pela diretora do Colégio Estadual Luiz de Jesus Correia, de Ipiranga, nos Campos Gerais, que teve participação de 5,6% no Enem, Ana Elisete Pereira, é o trabalho. "Nós incentivamos os alunos a fazer o Enem, mas muitos não querem fazer uma faculdade porque pensam em trabalhar tão logo terminem o ensino médio", diz.
A Secretaria Estadual de Educação do Paraná informou, em nota, que analisa os dados dos exames anteriores para envolver vários segmentos da sociedade num debate amplo sobre o ensino médio. "A Secretaria entende que não há dúvidas de que o desempenho dos estudantes da rede pública de ensino deve melhorar, pois prima pela excelência na oferta da qualidade de ensino. Para que a educação do Paraná se transforme na melhor do Brasil também se faz necessária a participação de toda a comunidade escolar neste processo."