Cerca de 12 mil livros foram arrecadados no evento promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) nesta sexta-feira (15) em Curitiba. A ação, que ocorreu na Praça Rui Barbosa, no Centro, tinha como objetivo a troca de livros por pães em comemoração ao Dia Mundial do Pão (dia 16 de outubro). Ao todo, aproximadamente 11 mil pães foram distribuídos.
Uma única pessoa, que não quis se identificar, doou seis mil livros e disse apenas que achou nobre a causa e que gostaria de colaborar, sem receber os pães. Os títulos são de literatura. O sindicato se comprometeu a buscar os livros na casa do doador. De acordo com o sindicato, as doações irão para a Escola Municipal Vila Torres, que vai montar uma biblioteca, e também para o Pequeno Cotolengo do Paraná, instituição que atende crianças portadoras de deficiência.
Este foi o sexto ano que o sindicato promoveu o evento. Em anos anteriores, houve a troca de pães por armas de brinquedo, sacolas plásticas e garrafas pet. Em 2010, o objetivo foi alcançado, segundo o presidente do sindicato, Vilson Felipe Borgmann. Para ele, será possível montar as duas bibliotecas com os livros arrecadados.
Outras atividades
Além da troca dos pães, o sindicato desenvolveu outras atividades nesta sexta-feira nas áreas de saúde, meio ambiente, mercado de trabalho e também recreação.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora