O juiz da 3ª Vara Criminal de Niterói, Peterson Barroso Simão, acusou formalmente, na tarde desta quarta-feira (16), o ex-coordenador da Lei Seca Alexandre Felipe Vieira Mendes. Ele é acusado de atropelar quatro pessoas e matar uma delas em Niterói, em agosto do ano passado. Na decisão, Alexandre é acusado de cinco crimes do código penal: homicídio simples consumado com dolo eventual (contra Ermínio Costa Pereira, que morreu); lesão corporal grave (contra a sobrevivente Silvana Braga de Souza); lesões corporais leves (duas vezes, contra as vítimas sobreviventes Felipe Braga de Souza Morais e Gabriel Gracye Braga de Souza Morais); omissão de socorro (quatro vezes) e evasão de local para se furtar da responsabilidade (duas vezes).
No dia 25 de agosto do ano passado, Alexandre Felipe atropelou uma mulher e seus dois filhos no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói. Alguns metros adiante, atingiu também o pedreiro Ermínio da Costa Pereira, de 58, que morreu no Hospital Azevedo Lima, também em Niterói. O ex-subsecretário não prestou socorro às vítimas e admitiu, no dia seguinte, que bebera meia taça de vinho. Seu carro, um Pajero, foi retirado do local do acidente na mesma noite, por um reboque da Lei Seca.
Em setembro, a série de reportagens "Um sopro de responsabilidade", publicada pelo jornal O Globo, mostrou que, de 1.053 motoristas que respondiam a processos por embriaguez, entre março de 2009 a junho passado, somente seis foram condenados.
Primeira vítima a ser atropelada por Alexandre Felipe, a dona de casa Silvana Braga de Souza, de 30 anos, afirmou na época que o motorista ziguezagueava em alta velocidade antes de atingi-la.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora