O governo do estado anunciou ontem o nome do novo secretário de Justiça e Cidadania (Seju). Assume o posto o desembargador aposentado e ex-militar Jair Ramos Braga, de 72 anos. A posse será feita pelo governador Roberto Requião em 1.º de janeiro no lugar de Aldo Parzianello, que declarou nesse mês sua saída do cargo.

CARREGANDO :)

Ramos Braga tem 55 anos de serviço público. Antes de se tornar juiz, prestou serviço à Polícia Militar, onde entrou pela Escola de Cadetes. O desembargador atuou em diversas comarcas e foi juiz-adjunto na Corregedoria de Justiça. Também foi presidente do Tribunal de Alçada e atualmente era membro do Conselho Penitenciário – fator que pesou na sua escolha, já que em 2006 o novo secretário comandará a criação de dez novos presídios.

Sobre o cargo, Ramos Braga afirmou que continuará a política administrativa de Parzianello. Principalmente em relação aos novos presídios, cujo cronograma de entregas é para o ano que vem – o primeiro deles foi inaugurado ontem em São José dos Pinhais. "A criação de vagas do Sistema Penitenciário está pontuada pelo governador como a peça chave desta secretaria", declarou Ramos Braga.

Publicidade

A respeito do novo titular da Seju, Parzianello afirmou que Ramos Braga conhece profundamente a lei e a máquina do estado. "Ele irá contribuir com sua disposição e determinação", ressaltou o ex-secretário.