O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu ao ex-prefeito de Cambará Mohamad Ali Hanze, mais conhecido como Mamede, o registro de candidatura a deputado estadual pelo PMDB, que havia sido negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 31 de agosto passado.
A decisão sobre o recurso apresentado ao Tribunal em Brasília por Mamede foi do ministro Carlos Ayres Britto, em sessão do TSE nesta terça-feira (7). Ainda cabe contestação, até sexta-feira (10).
Se a decisão do TSE se mantiver, todo o cálculo de quocientes eleitorais e partidários desta eleição para deputados estaduais terá que ser refeito. Mamede, que teve 42.691 votos, poderá ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa.
O TRE-PR havia negado o registro de candidatura do ex-prefeito porque ele teve as contas de sua gestão como prefeito durante o ano de 2001 rejeitadas.
No entanto, a decisão inicial do Tribunal Eleitoral do Paraná não havia sido unânime. O juiz Munir Abagge havia discordado do voto do relator, juiz João Pedro Gebran Neto, que votou pelo indeferimento do registro de candidatura de Mamede.