Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Exame confirma a 3.ª morte por dengue no Paraná

Vídeo: |
Vídeo: (Foto: )

Maringá – O diretor do Hospital Municipal de Maringá (HMM), Ricardo Plépis, confirmou ontem que a adolescente Mirileine Martiminiano da Silva, 15 anos, que morreu na madrugada do último domingo, estava com dengue. Foi a terceira vítima da doença neste ano no Paraná.

Abalados com a perda, os pais da jovem estão revoltados com o atendimento prestado pela rede pública de saúde da cidade. Mirileine procurou atendimento médico cinco vezes, entre terça-feira passada, quando sentiu os primeiros sintomas, e o último domingo, e sempre foi orientada a tomar um analgésico e voltar para casa. Isso ocorreu primeiro na Unidade Básica de Saúde e depois no HMM, onde ela veio a falecer. "A minha filha não vai voltar, mas e se acontecer com outra pessoa ou até mesmo com a nossa família de novo?", questiona o pai Cléber Rodrigues da Silva, que não aceita a causa da morte apontada no atestado de óbito: indeterminada.

O atestado foi assinado pelo médico Rogério Marcos Gaspar, com o qual a reportagem da Gazeta do Povo tentou contato, mas foi informada que apenas a direção do HMM se manifestaria. Plépis disse que a menina morreu com dengue e não por dengue. "Não foi dengue hemorrágica", garantiu. A justificativa é que ela teria um problema de saúde anterior: uma infecção urinária. Ao ser questionado sobre os registros dessa doença, o diretor disse que não estava autorizado a falar pela família da vítima. O pai da menina nega que ela tivesse algum problema, informando apenas que Mirileine estava amamentando a filha de 7 meses. Plépis informou que um procedimento interno foi aberto e que irá ouvir os funcionários e os médicos que prestaram atendimento à vítima. Para ele, os exames feitos foram normais. A família ainda não decidiu se vai acionar a Justiça.

Segundo o pai, o estado de saúde de Mirileine já era grave na sexta-feira, mas piorou no sábado quando ela estava com muitas dores pelo corpo, vômito e febre. Levada novamente ao HMM, ela foi medicada e liberada. Mirileine passou mal durante a madrugada de domingo e, encaminhada às pressas ao hospital, faleceu. A jovem faria 16 anos no dia 16 de julho, cursava o segundo ano do ensino médio e planejava fazer Educação Física na universidade.

Maringá lidera o ranking da dengue no estado com 1.142 confirmações e 4.677 notificações. Em todo o Paraná já são 5,6 mil casos positivos de dengue e 16.038 notificações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.