Com o objetivo de alertar a população sobre o glaucoma doença que atinge 6 milhões de brasileiros , a Sociedade Brasileira de Glaucoma, em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e o laboratório Alcon, realiza hoje e amanhã uma campanha em 11 cidades brasileiras, inclusive Curitiba. Durante a ação serão realizados exames preventivos com o intuito de diagnosticar precocemente a doença.
De acordo com o coordenador da campanha em Curitiba, o oftalmologista especialista em glaucoma Rogério Torres, ao longo do dia uma equipe de aproximadamente 40 médicos voluntários de diversas instituições irá se revezar na realização de exames do fundo de olho e da pressão intra-ocular. "A idéia é identificar pessoas com a suspeita da doença e encaminhá-las para tratamento", afirma.
Segundo o oftalmologista, é importante que quem tem mais de 45 anos realize esses exames pelo menos uma vez ao ano para prevenir a doença. O glaucoma não tem cura, o tratamento é feito com colírios que controlam a pressão intra-ocular. "A maior dificuldade é convencer o paciente de que ele precisa de disciplina na aplicação do colírio, muitos esquecem de pingar", comenta. O glaucoma não apresenta sintomas, e se não tratado, pode levar a cegueira.
Em Curitiba, a campanha será realizada na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, Rebouças), das 9 às 17 horas. Para participar é preciso levar um documento de identidade. Senhas serão distribuídas uma hora antes do início dos exames. A expectativa é que sejam atendidas em média 800 pessoas por dia.